DA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO

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Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Rani de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lucas Melgaço da-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Camila Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Terezinha Melo de-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Carlos Alberto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-19T12:36:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-19T12:36:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.even3.com.br/anais/xv-forum-internacional-de-pedagogia-xv-fiped-502395/1118595-da-inclusao-escolar-as-avaliacoes-externas--um-estudo-das-aplicacoes-e-contribuicoes-de-metodologias-tecnologias/-
identificador: dc.identifier.otherDA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131152-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo analisa o processo de personalização do ensino à luz das avaliações externas na Educação Especial e Inclusiva (EEI), tendo em vista a acessibilidade escolar e os seus desafios. Em suma, a falta de recursos tecnológicos, a exiguidade de suporte adequado e a pouca diversificação nas avaliações, torna complexo o processo de adaptação das necessidades educacionais especiais dos alunos. Sabendo disso, a pesquisa destaca a importância de alinhar a inclusão às avaliações externas, cujo objetivo é fornecer um panorama detalhado do desempenho escolar e subsidiar políticas educacionais inclusivas. Além de abordar o papel das tecnologias assistivas em intersecção com a formação de professores para a promoção da autonomia e equidade nas práticas de ensino. Com efeito, a pesquisa é resultado da abordagem qualitativa, a partir da pesquisa documental (Brasil, 1996), (LBI, 2015), (PNEE, 2020) e revisão bibliográfica (Mendes, 2022), (Silva, Beche e Costa 2022) e (Paiva e Santos, 2024), em produções oficiais que ponderam sobre a EEI e o monitoramento do ensino. Ao final, a partir dos dados analisados, visualizou-se os principais percalços enfrentados pela EEI no contexto das tecnologias assistivas, das avaliações externas e no processo formativo docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent287KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliações Externaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPersonalização do Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.titleDA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
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