
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus (Unichristus) | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, Maria Rani de Freitas | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Lucas Melgaço da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Camila Rodrigues de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Terezinha Melo de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Carlos Alberto de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-19T12:36:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-19T12:36:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.even3.com.br/anais/xv-forum-internacional-de-pedagogia-xv-fiped-502395/1118595-da-inclusao-escolar-as-avaliacoes-externas--um-estudo-das-aplicacoes-e-contribuicoes-de-metodologias-tecnologias/ | - |
| identificador: dc.identifier.other | DA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131152 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo analisa o processo de personalização do ensino à luz das avaliações externas na Educação Especial e Inclusiva (EEI), tendo em vista a acessibilidade escolar e os seus desafios. Em suma, a falta de recursos tecnológicos, a exiguidade de suporte adequado e a pouca diversificação nas avaliações, torna complexo o processo de adaptação das necessidades educacionais especiais dos alunos. Sabendo disso, a pesquisa destaca a importância de alinhar a inclusão às avaliações externas, cujo objetivo é fornecer um panorama detalhado do desempenho escolar e subsidiar políticas educacionais inclusivas. Além de abordar o papel das tecnologias assistivas em intersecção com a formação de professores para a promoção da autonomia e equidade nas práticas de ensino. Com efeito, a pesquisa é resultado da abordagem qualitativa, a partir da pesquisa documental (Brasil, 1996), (LBI, 2015), (PNEE, 2020) e revisão bibliográfica (Mendes, 2022), (Silva, Beche e Costa 2022) e (Paiva e Santos, 2024), em produções oficiais que ponderam sobre a EEI e o monitoramento do ensino. Ao final, a partir dos dados analisados, visualizou-se os principais percalços enfrentados pela EEI no contexto das tecnologias assistivas, das avaliações externas e no processo formativo docente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 287KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliações Externas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Personalização do Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| Título: dc.title | DA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM ESTUDO DAS APLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons