PERSPECTIVAS AVALIATIVAS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Christus (Unichristus)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Rani de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Lucas Melgaço da-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Camila Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorAMORIM, Denise Geovana Bezerra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-19T11:37:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-19T11:37:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/70/69-
identificador: dc.identifier.otherPERSPECTIVAS AVALIATIVAS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131148-
Resumo: dc.description.abstractO artigo analisa possibilidades e fragilidades referentes à formação para a prática avaliativa docente, à luz do Projeto Pedagógico do curso de História (PPC), considerando a parca presença de discussões teórico-metodológicas sobre avaliação enquanto instrumento norteador da aprendizagem. Em suma, objetiva-se identificar as lacunas na formação docente pertinentes aos fundamentos e práticas da avaliação educacional. Assim, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio da revisão bibliográfica, da pesquisa documental e da aplicação de questionário submetido aos discentes do 7°, 8° e 9° semestre do curso de História, da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Destarte, os resultados evidenciaram a necessidade de uma formação que contemple não apenas às disciplinas específicas de História, mas também àquelas referentes à prática pedagógica, visto que a avaliação é um recurso essencial presente em todo o processo educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent616KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titlePERSPECTIVAS AVALIATIVAS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons