Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Ana Paula dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Regina Simplício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-19T13:36:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-19T13:36:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131146 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A necessidade de mudanças estruturais no Ensino Médio, é um ponto amplamente reconhecido e apoiado por diversos setores da sociedade. As críticas ao modelo tradicional do Ensino Médio no Brasil incluem a falta de flexibilidade curricular, a desmotivação dos estudantes, a inadequação ao mercado de trabalho e às demandas contemporâneas, acabando por culminar com a baixa taxa de conclusão dos estudos neste nível de ensino. Na busca por melhorias da qualidade do ensino foi proposto o Novo Ensino Médio (NEM) que visa torná-lo mais atrativo e relevante para os jovens, permitindo escolhas mais alinhadas aos seus interesses e aspirações, além de integrar melhor a educação com as necessidades do mercado de trabalho. Entre as mudanças mais notáveis estão a introdução das disciplinas denominadas Itinerários Formativos e a ampliação da carga horária. Em Minas Gerais a implementação do NEM ocorreu em 2022 com uma nova carga horária dos conteúdos, alteração da matriz curricular e a implementação dos itinerários formativos entre eles Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) atual Saberes e Investigação da Natureza (SIN). É neste contexto que a presente pesquisa desenvolveu- se com os objetivos gerais de: investigar a implementação da disciplina CNT no 1o ano do Ensino Médio, em uma escola pública da rede estadual de ensino no município de Santana do Paraíso, Minas Gerais; pesquisar como está o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas CNT e Química após a implementação do NEM na opinião de professores do Vale do Aço e elaborar um material didático de apoio para auxiliar o trabalho docente na condução das aulas da disciplina CNT. Utilizou-se a literatura especializada do ensino de Química e sobre o NEM, as legislações e os documentos curriculares para subsidiarem a pesquisa. Para além disso, o trabalho de abordagem qualitativa e de natureza de campo aplicada, investigou, por meio de questionários, as percepções de professores e alunos acerca do processo de implementação do NEM e da disciplina supracitada. Os dados e as análises produzidas encaminharam para um panorama de horizontes possíveis e críticos quanto ao desenvolvimento dos processos de ensino- aprendizagem. Assim, a proposta do produto educacional aponta para uma perspectiva interdisciplinar e relacionada com o cotidiano dos estudantes, no formato de sequência didática, refletindo sobre ciência e negacionismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 69 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química; novo ensino médio; componente curricular ciências da Natureza e suas Tecnologias. | pt_BR |
Título: dc.title | O NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS: IMPLEMENTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Ana Paula dos Santos Soares.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131146/2/Produto educacional Ana Paula dos Santos Soares.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons