Design Instrucional No Ensino Da Matemática: Aplicação Do Modelo ADDIE E Metodologias Ativas Para Aprendizagem Significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorConvento, Caique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-19T13:27:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-19T13:27:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1415-
identificador: dc.identifier.otherDesign Instrucional (DI) - Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131144-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo aborda a aplicação do Design Instrucional (DI) no ensino da Matemática, destacando sua relevância para a construção de práticas pedagógicas mais organizadas, interativas e significativas. A partir da análise das necessidades do público-alvo e da utilização do modelo ADDIE, o DI permite planejar, desenvolver, implementar e avaliar estratégias educacionais de forma sistemática, favorecendo a aprendizagem dos estudantes. O trabalho discute as vantagens desse modelo, como a organização do processo pedagógico, a adaptação às diferentes demandas dos alunos, a integração de metodologias ativas e a possibilidade de avaliação contínua do ensino. Paralelamente, são apresentadas limitações, incluindo a necessidade de tempo e recursos para planejamento, o risco de sistematização excessiva e a dependência de engajamento dos estudantes. A pesquisa bibliográfica realizada fundamentou teoricamente o estudo, oferecendo suporte para a compreensão da importância do DI no contexto escolar. Conclui-se que a aplicação do Design Instrucional contribui significativamente para tornar o ensino da Matemática mais eficiente, dinâmico e conectado à realidade dos estudantes, promovendo a construção de conhecimentos críticos e a melhoria das práticas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent312 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDesign Instrucionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas de Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleDesign Instrucional No Ensino Da Matemática: Aplicação Do Modelo ADDIE E Metodologias Ativas Para Aprendizagem Significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons