
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | De Guadalupe Aderaldo Lessa, Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Eufrásio Vieira Neto, Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira de Souza, José Werlon | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva de Lima, Carlos Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lemos Costa, Otávio José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-18T19:42:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-18T19:42:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1405 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Geografia Humanista | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131138 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A compreensão do conceito de lugar, em sua dimensão do afeto, pertencimento e significados, é de extrema importância para que o sujeito possa situar-se no mundo. Considerando este fato como premissa, este trabalho objeta sobre o conceito de lugar, contextualizando-o na Base Nacional Comum Curricular, discutindo as questões levantadas a partir da perspectiva da Geografia Humanista. No caminho, abraçamos a temática da afetividade, amparada na filosofia espinosana. Passeamos também pela Psicologia Ambiental quando adotamos a metodologia dos Mapas Afetivos como instrumento para captar a afetividade dos alunos das séries finais do ensino fundamental que estudam na Escola Municipal de Tempo Parcial Cláudio Martins por seus bairros de moradia: Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Montese e Parangaba. A geografia humanista, centrada na experiência e subjetividade dos indivíduos, busca explorar as relações que estabelecemos com o ambiente ao nosso redor. Por outro lado, a psicologia ambiental investiga como o ambiente físico influencia nosso bem-estar psicológico e emocional. As imagens afetivas obtidas pelos mapas afetivos, pertencimento, agradabilidade, destruição, insegurança e contraste, desempenham uma possibilidade metodológica para compreensão do conceito de lugar na geografia humanista. Ao explorar as vivências através dos mapas afetivos foi possível uma apreciação mais ampla e aprofundada das interações entre os indivíduos e os espaços em que residem. Por fim, apresentamos um produto educacional, uma sequência didática produzida a partir do referencial teórico que amparou nosso estudo, cujo objetivo é subsidiar professores do ensino fundamental na docência, tendo como foco o conceito de lugar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2,66 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia Humanista | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Geografia | pt_BR |
| Título: dc.title | Afetividade e Pertencimento no Ensino de Geografia: Uma Leitura Humanista do Conceito de Lugar na BNCC | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons