Afetividade e Pertencimento no Ensino de Geografia: Uma Leitura Humanista do Conceito de Lugar na BNCC

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDe Guadalupe Aderaldo Lessa, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorEufrásio Vieira Neto, Antonio-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira de Souza, José Werlon-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva de Lima, Carlos Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorLemos Costa, Otávio José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-18T19:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-18T19:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1405-
identificador: dc.identifier.otherGeografia Humanistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131138-
Resumo: dc.description.abstractA compreensão do conceito de lugar, em sua dimensão do afeto, pertencimento e significados, é de extrema importância para que o sujeito possa situar-se no mundo. Considerando este fato como premissa, este trabalho objeta sobre o conceito de lugar, contextualizando-o na Base Nacional Comum Curricular, discutindo as questões levantadas a partir da perspectiva da Geografia Humanista. No caminho, abraçamos a temática da afetividade, amparada na filosofia espinosana. Passeamos também pela Psicologia Ambiental quando adotamos a metodologia dos Mapas Afetivos como instrumento para captar a afetividade dos alunos das séries finais do ensino fundamental que estudam na Escola Municipal de Tempo Parcial Cláudio Martins por seus bairros de moradia: Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Montese e Parangaba. A geografia humanista, centrada na experiência e subjetividade dos indivíduos, busca explorar as relações que estabelecemos com o ambiente ao nosso redor. Por outro lado, a psicologia ambiental investiga como o ambiente físico influencia nosso bem-estar psicológico e emocional. As imagens afetivas obtidas pelos mapas afetivos, pertencimento, agradabilidade, destruição, insegurança e contraste, desempenham uma possibilidade metodológica para compreensão do conceito de lugar na geografia humanista. Ao explorar as vivências através dos mapas afetivos foi possível uma apreciação mais ampla e aprofundada das interações entre os indivíduos e os espaços em que residem. Por fim, apresentamos um produto educacional, uma sequência didática produzida a partir do referencial teórico que amparou nosso estudo, cujo objetivo é subsidiar professores do ensino fundamental na docência, tendo como foco o conceito de lugar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,66 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia Humanistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Geografiapt_BR
Título: dc.titleAfetividade e Pertencimento no Ensino de Geografia: Uma Leitura Humanista do Conceito de Lugar na BNCCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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