QUÍMICA PARTY: UMA PLATAFORMA DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA REVISAR E DISCUTIR CONCEITOS QUÍMICOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeandro Cosme Martins da SilvaSilva, Leandro-
Autor(es): dc.contributor.authorFábio Junior Moreira Novaes, Novaes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-18T13:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-18T13:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131129-
Resumo: dc.description.abstractApesar da relevância da Química para a compreensão do mundo natural, o seu ensino apresenta grandes desafios, com destaque para as práticas docentes pouco motivadoras e excessivamente teóricas, além do elevado grau de abstração e pouca contextualização dos temas estudados. Assim, este trabalho apresenta o “Química Party”, uma plataforma contendo jogos digitais interativos e de uso intuitivos, com o objetivo de revisar e discutir conceitos químicos de forma lúdica. Os conteúdos de Química foram previamente selecionados com a finalidade de propor práticas formativas dinâmicas, acessíveis e atrativas. Nesse sentido, a proposta baseia-se no uso da gamificação como estratégia metodológica integrada a jogos digitais interativos, por meio de atividades lúdicas que estimulam a participação ativa. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um recurso educacional inovador, com foco no engajamento dos alunos na aprendizagem da Química. Para isso, buscou-se investigar a gamificação como estratégia pedagógica, organizando os conteúdos de forma lúdica e interativa, além de criar uma interface acessível para o uso offline e elaborar um material instrucional de apoio para docentes e discentes. Assim, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com a revisão bibliográfica em fontes acadêmicas sobre metodologias ativas, gamificação, jogos digitais de Química, Ensino de Química cuja análise fundamentou o desenvolvimento da plataforma “Química Party”. O recurso foi elaborado com tecnologias acessíveis, levando a uma experiência interativa com jogos voltados à resolução de problemas e aplicação de conceitos químicos. Os resultados indicaram que os jogos favoreceram a motivação e a aprendizagem em Química. A utilização favoreceu a participação ativa dos alunos, despertando o interesse pela Química e favorecendo a sua assimilação. Além disso, a abordagem lúdica contribuiu para desenvolver a criatividade, a cooperação e a persistência, ao proporcionar um ambiente favorável ao aprendizado por meio do erro. Concluímos que a plataforma “Química Party” configura-se como uma proposta pedagógica inovadora para superar os desafios do ensino tradicional de Química, pautado na transmissão-recepção de informações. Ao integrar conteúdos acadêmicos ao lúdico, tem o potencial para favorecer um processo de ensino e aprendizagem efetivos. Sua aplicação poderá aprimorar o desempenho discente e ressignificar o Ensino da Química, tornando-o mais contextual e compatível com as exigências da educação contemporânea.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas; gamificação; jogos digitais; Ensino de Química.pt_BR
Título: dc.titleQUÍMICA PARTY: UMA PLATAFORMA DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA REVISAR E DISCUTIR CONCEITOS QUÍMICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
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