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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leandro Cosme Martins da SilvaSilva, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fábio Junior Moreira Novaes, Novaes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-18T13:33:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-18T13:33:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131129 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apesar da relevância da Química para a compreensão do mundo natural, o seu ensino apresenta grandes desafios, com destaque para as práticas docentes pouco motivadoras e excessivamente teóricas, além do elevado grau de abstração e pouca contextualização dos temas estudados. Assim, este trabalho apresenta o “Química Party”, uma plataforma contendo jogos digitais interativos e de uso intuitivos, com o objetivo de revisar e discutir conceitos químicos de forma lúdica. Os conteúdos de Química foram previamente selecionados com a finalidade de propor práticas formativas dinâmicas, acessíveis e atrativas. Nesse sentido, a proposta baseia-se no uso da gamificação como estratégia metodológica integrada a jogos digitais interativos, por meio de atividades lúdicas que estimulam a participação ativa. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um recurso educacional inovador, com foco no engajamento dos alunos na aprendizagem da Química. Para isso, buscou-se investigar a gamificação como estratégia pedagógica, organizando os conteúdos de forma lúdica e interativa, além de criar uma interface acessível para o uso offline e elaborar um material instrucional de apoio para docentes e discentes. Assim, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com a revisão bibliográfica em fontes acadêmicas sobre metodologias ativas, gamificação, jogos digitais de Química, Ensino de Química cuja análise fundamentou o desenvolvimento da plataforma “Química Party”. O recurso foi elaborado com tecnologias acessíveis, levando a uma experiência interativa com jogos voltados à resolução de problemas e aplicação de conceitos químicos. Os resultados indicaram que os jogos favoreceram a motivação e a aprendizagem em Química. A utilização favoreceu a participação ativa dos alunos, despertando o interesse pela Química e favorecendo a sua assimilação. Além disso, a abordagem lúdica contribuiu para desenvolver a criatividade, a cooperação e a persistência, ao proporcionar um ambiente favorável ao aprendizado por meio do erro. Concluímos que a plataforma “Química Party” configura-se como uma proposta pedagógica inovadora para superar os desafios do ensino tradicional de Química, pautado na transmissão-recepção de informações. Ao integrar conteúdos acadêmicos ao lúdico, tem o potencial para favorecer um processo de ensino e aprendizagem efetivos. Sua aplicação poderá aprimorar o desempenho discente e ressignificar o Ensino da Química, tornando-o mais contextual e compatível com as exigências da educação contemporânea. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas; gamificação; jogos digitais; Ensino de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | QUÍMICA PARTY: UMA PLATAFORMA DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA REVISAR E DISCUTIR CONCEITOS QUÍMICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUI 899 - Pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto educacional Leandro Cosme Martins da Silva.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131129/2/Produto educacional Leandro Cosme Martins da Silva.pdfDownload |
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