DESCOBRINDO O CABULA: POTENCIALIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL PARA COMPREENDER OS PATRIMÔNIOS DO BAIRRO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Igor Santana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-18T11:20:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-18T11:20:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherDESCOBRINDO O CABULA: POTENCIALIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL PARA COMPREENDER OS PATRIMÔNIOS DO BAIRRO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131128-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação investiga as possibilidades pedagógicas do ensino de história local por meio da produção de histórias em quadrinhos, tendo como foco o bairro do Cabula, em Salvador/BA. A pesquisa foi realizada com alunos da Escola Estadual Visconde de Itaparica e propõe a utilização de HQs como uma estratégia de mediação didática que fortaleça a consciência histórica dos estudantes, especialmente em torno de três temas geradores: a resistência quilombola, a intolerância religiosa e a preservação do patrimônio natural. A partir de visitas técnicas, pesquisas e uso de plataformas digitais, os estudantes foram incentivados a construir narrativas gráficas que valorizam a história e os patrimônios locais, promovendo o sentimento de pertencimento e identidade. A dissertação se insere no campo da História Pública e da Educação Patrimonial, propondo a articulação entre teoria e prática para uma aprendizagem significativa. O trabalho resulta na criação de um repositório digital no Instagram, onde as HQs produzidas pelos alunos são publicadas, promovendo o diálogo entre escola, comunidade e território.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História Local; Histórias em Quadrinhos; Educação Patrimonial; História Pública.pt_BR
Título: dc.titleDESCOBRINDO O CABULA: POTENCIALIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL PARA COMPREENDER OS PATRIMÔNIOS DO BAIRRO A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons