Percepção da violência e dos Direitos Humanos na formação militar: canções militares e suas representações na Polícia Militar do Pará

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Ismael da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Walesson Gomes da-
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Silvia dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-18T19:16:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-18T19:16:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-
identificador: dc.identifier.otherInfográfico - A percepção da violência e dos Direitos Humanos na formação militar: canções militares e suas representações na Polícia Militar do Parápt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131125-
Resumo: dc.description.abstractEste infográfico representou o resultado da análise das representações sociais presentes nas canções militares não-oficiais e discursos expressados livremente pelos alunos formados na última turma de oficiais da Polícia Militar do Pará 2022. O objetivo estava em identificar as representações recorrentes e sua importância dentro do contexto formativo. O problema se posicionou em “quais eram as representações sociais expressadas pelos alunos e saber se estavam em harmonia com os princípios e objetivos institucionais? E se havia alguma percepção negativa destas canções pelos alunos ou tentativa de controle pela instituição? As hipóteses dividiram-se em saber se 01) existe um espaço de livre construção e cristalização das identidades dentro do espaço formativo com substancial influência sobre os alunos, sem controle ou harmonia com os objetivos institucionais; e 02) há um espaço relativamente controlado dessas representações, com um esforço e busca institucional por valores positivos. A metodologia empregou a pesquisa quanti-qualitativa descritiva por meio da revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários. Os resultados demonstraram que as canções são essenciais ao contexto da formação militar, apresentando, porém, categorias que são ou proibidas ou somente cantadas dentro dos quartéis, apesar de haver norma institucional proibindo mensagens de violência e violação de Direitos Humanos. As conclusões apontam que as representações sociais nas canções são espaços vivos de construção e formação de identidades e um rico campo de investigação e explicação de fenômenos de uma cultura organizacional viva em toda estrutura da PMPA, que resultou ainda em produtos como este Infográfico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 megaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypejpegpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolícia Militar do Pará;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Militar;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCanções Militares;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociais.pt_BR
Título: dc.titlePercepção da violência e dos Direitos Humanos na formação militar: canções militares e suas representações na Polícia Militar do Parápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMETODOLOGIA DOS DADOS ESTATÍSTICOSpt_BR
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