Desafios da Concentração em Sala de Aula no Pós-Pandemia: Uma Revisão Bibliográfica Sobre os Efeitos do Uso de Telas em Alunos do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorais Farias de Souza, Maria Zuli-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira da Rocha Neto, Manoel-
Autor(es): dc.contributor.authorOtília dos Santos, Marly-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Arlan Erick-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes Arraes, Ana Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-18T18:49:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-18T18:49:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1401-
identificador: dc.identifier.otherEducação Infantil: Uso Excessivo de Telaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131124-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo analisa os impactos do uso excessivo de tecnologias digitais na concentração de alunos da educação infantil no contexto pós-pandemia da COVID-19, por meio de uma revisão bibliográfica. A pandemia acelerou a adoção do ensino remoto, expondo crianças a longos períodos diante das telas e afetando significativamente seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A partir de referenciais teóricos como Gardner, Goleman, Spitzer, Greenfield, Vygotsky, Papert e Lévy, o trabalho discute como essa superexposição influenciou a atenção, a memória e a motivação dos estudantes, além de apontar estratégias pedagógicas que favoreçam a autorregulação, o foco e o engajamento escolar. Metodologias ativas e o uso consciente das tecnologias são defendidos como caminhos para uma educação mais eficaz, humanizada e alinhada às necessidades da infância contemporânea.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent501 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConcentraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Título: dc.titleDesafios da Concentração em Sala de Aula no Pós-Pandemia: Uma Revisão Bibliográfica Sobre os Efeitos do Uso de Telas em Alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons