Vanessa R. Krailing

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARBIGAUS, Vanessa R. Krailing-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marimar da-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-17T14:13:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-17T14:13:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-17-
identificador: dc.identifier.otherEl género textual Carta para aprender españolpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131119-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, Plano de aula El género textual Carta para aprender español, faz parte da pesquisa-ação denominada O espanhol no ensino médio: um olhar sobre o engajamento dos estudantes para qualificar a aprendizagem, como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema identificado no contexto educativo em estudo, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar em que medida a implementação de uma sequência de atividades pedagógicas focada no uso social da língua pode contribuir para motivar e qualificar o engajamento dos estudantes do Ensino Médio nas aulas de Espanhol, dando mais sentido à sua aprendizagem no idioma. A proposta pedagógica para ampliar as habilidades linguísticas na língua espanhola visando ao engajamento dos estudantes na fase de implementação da pesquisa-ação foi organizada por quatro atividades de aprendizagem e aplicada a estudantes da 2a série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual que optaram pelo Novo Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) - Técnico em Administração. Pelos resultados encontrados nas atividades realizadas, bem como pela avaliação dos estudantes via questionário, conclui-se que a escolha do gênero cardápio trouxe uma experiência significativa e contextualizada aos estudantes, favorecendo o engajamento e fomentando uma aprendizagem mais autêntica e comprometida. Por essa razão, argumenta-se a favor do ensino de língua estrangeira por meio de gêneros textuais, inclusive no EMIEP.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.37MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPlano de aula.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Espanhol. Ensino Médio Estadual. Engajamento. Gênero Textual Cartapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGênero Textual Cartapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Estadualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngajamentopt_BR
Título: dc.titleVanessa R. Krailingpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons