Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARBIGAUS, Vanessa R. Krailing | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Marimar da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VALER, Salete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-17T14:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-17T14:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | El género textual Carta para aprender español | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131119 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, Plano de aula El género textual Carta para aprender español, faz parte da pesquisa-ação denominada O espanhol no ensino médio: um olhar sobre o engajamento dos estudantes para qualificar a aprendizagem, como Trabalho de Conclusão de Curso realizada no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica. A partir do problema identificado no contexto educativo em estudo, a pesquisa-ação teve por objetivo geral investigar em que medida a implementação de uma sequência de atividades pedagógicas focada no uso social da língua pode contribuir para motivar e qualificar o engajamento dos estudantes do Ensino Médio nas aulas de Espanhol, dando mais sentido à sua aprendizagem no idioma. A proposta pedagógica para ampliar as habilidades linguísticas na língua espanhola visando ao engajamento dos estudantes na fase de implementação da pesquisa-ação foi organizada por quatro atividades de aprendizagem e aplicada a estudantes da 2a série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual que optaram pelo Novo Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) - Técnico em Administração. Pelos resultados encontrados nas atividades realizadas, bem como pela avaliação dos estudantes via questionário, conclui-se que a escolha do gênero cardápio trouxe uma experiência significativa e contextualizada aos estudantes, favorecendo o engajamento e fomentando uma aprendizagem mais autêntica e comprometida. Por essa razão, argumenta-se a favor do ensino de língua estrangeira por meio de gêneros textuais, inclusive no EMIEP. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.37MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Plano de aula. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Espanhol. Ensino Médio Estadual. Engajamento. Gênero Textual Carta | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Textual Carta | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Estadual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engajamento | pt_BR |
Título: dc.title | Vanessa R. Krailing | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Ensino de Língua Estrangeira para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
El género textual Carta para aprender español.pdf | 7,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131119/2/El género textual Carta para aprender español.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons