CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: PROBLEMATIZANDO A PRESENÇA FEMININA NOS FILMES DESMUNDO, AS ÓRFÃS DA RAINHA E A SANTA VISITAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA DOS SANTOS, SIMONE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-17T13:51:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-17T13:51:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Simone Barbosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131118-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como tema Cinema e ensino de História: problematizando a presença feminina nos filmes Desmundo, As órfãs da rainha e A Santa Visitação. O principal objetivo é analisar como as mulheres são mostradas nessas obras, identificando quais temáticas podem contribuir para as aulas de História. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se amparou nos seguintes autores: Rüsen (1992) sobre consciência histórica e Prats (2010) que aponta dificuldades para o ensino de História; Bergala (2008) e Ferro (1992) não poderiam faltar na abordagem sobre cinema e História; sobre as Visitações do Santo Ofício no Brasil, contribuem no diálogo, Vainfas (2010), Assis (2020) e Souza, G.(2014); Saffioti (1999), Bourdieu (2002) e Scott (2017) dialogam sobre gênero; Canudo (1911) intitulou o cinema de sétima arte; Os irmão Lumière, Beauvoir e Money aparecem nas citações de alguns desses teóricos. Foram utilizadas a metodologia bibliográfica para revisão da literatura acadêmica sobre História, cinema, ensino e gênero, e para análise das fontes, a metodologia da análise fílmica que consistiu em assistir aos recursos audiovisuais selecionados para observar quais são apropriados para exibição em sala de aula, levando em conta as alusões às mulheres no recorte histórico de 1570 a 1590, ora estabelecido para este trabalho. Uma análise comparativa entre as três obras também foi feita. Sobre a solução mediadora de aprendizagem sugerimos sequências didáticas para trabalhar as três obras objetos dessa dissertação, e produzimos uma lista com mais de cem “filmes históricos” contendo informações de sinopse, duração, classificação indicativa etc. Foi elaborado um vídeo de curta-metragem de animação sobre as alusões de mulheres no Brasil colônia nos dois filmes e documentário constantes no título. As considerações finais apontam que a utilização do cinema no processo de ensino e aprendizagem é enriquecedora pois esse recurso traz inúmeras possibilidades.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCinema. Ensino de História. Gênero. História. Visitações.pt_BR
Título: dc.titleCINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA: PROBLEMATIZANDO A PRESENÇA FEMININA NOS FILMES DESMUNDO, AS ÓRFÃS DA RAINHA E A SANTA VISITAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes históricos em diferentes espaços de memóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons