Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Vaneska Maria de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-17T03:56:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-17T03:56:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino da Temática Indígena | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131112 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente obra tem origem em uma pesquisa acadêmica que buscou compreender a relevância da formação docente diante da necessidade de incluir a temática indígena na educação infantil. Fruto de reflexões e investigações realizadas junto à Escola Municipal Iracema Nogueira, na cidade de Goiana, este livro convida o leitor a mergulhar em um debate atual e necessário: como trabalhar, de maneira crítica e consciente, os conhecimentos sobre os povos indígenas no contexto escolar. Ao longo da investigação, evidenciou-se que a abordagem da temática indígena ultrapassa o simples cumprimento de diretrizes legais. Ela se configura como oportunidade de fortalecer a diversidade cultural, de ampliar a noção de respeito à natureza e de valorizar a identidade e as tradições dos povos originários. Para tanto, a formação docente revela-se fundamental, pois é por meio dela que se constroem estratégias pedagógicas capazes de romper com estereótipos e promover uma educação pautada na igualdade, no diálogo e no reconhecimento do outro. Metodologicamente, a pesquisa se apoiou em fontes bibliográficas e digitais, bem como em questionários aplicados a professores da rede municipal, utilizando recursos tecnológicos para favorecer a coleta de dados. Os resultados apontaram para a urgência de ressignificar as concepções que ainda reduzem o indígena a uma figura estereotipada, propondo, em contrapartida, práticas educativas de caráter intercultural, que afirmem a identidade étnica e preparem as crianças para um mundo plural e globalizado. Este livro é, portanto, um convite à reflexão e à ação. Dirige-se a educadores, pesquisadores e a todos aqueles que reconhecem a importância de uma educação que acolhe a diversidade e promove o respeito entre os diferentes povos e culturas que compõem a sociedade brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1472 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de estudantes diferenciados por nacionalidade, raça. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Temática Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Municipal Iracema Nogueira | pt_BR |
Título: dc.title | A formação docente para o Ensino da Temática Indígena na Educação Infantil no contexto educacional da Escola Municipal Iracema Nogueira | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ensino da Temática Indígena.pdf | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131112/2/Ensino da Temática Indígena.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons