Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontana, Altair José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Cleci Teresinha Werner da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-17T14:25:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-17T14:25:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | itinerário didático par ao ensino de Ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131105 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material refere-se a um livro digital (e-book) envolvendo um itinerário didático contruido a partir da perspectiva teórica do Educar pela Pesquisa em associação com o Ensino por Investigação. O material faz parte de um produto educacional associado a tese de doutorado profissional desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. O texto do produto educacional estrutura-se de modo a apresentar brevemente o referecial teórico; na sequência a proposto do itenário com suas etapas; exemplo de aplicação desse itinerário no ensino de Física no primeiro ano do ensino médio (6 atividades); e, por fim, um relato da aplicação de três dessas atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,1 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educar pela pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino por investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | atividades investigativas | pt_BR |
Título: dc.title | Itinerário didático para o ensino de Ciências a partir de uma abordagem investigativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Porgrama de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produtos Educacionais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
itinerario_didatico_para_o_ensino_de_ciencias.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131105/2/itinerario_didatico_para_o_ensino_de_ciencias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons