Inclusão por quê? E para quê? Um podcast com reflexões sobre dificuldades encontradas na Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Jessica Adrielle Sousa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-16T16:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-16T16:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-16-
identificador: dc.identifier.otherInclusão por quê? E para quê? Um podcast com reflexões sobre dificuldades encontradas na Educação Básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131099-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em formato de áudio em uma mídia educacional, que foi resultado da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2022 a 2025, cujo produto final é a dissertação intitulada “Desenho Universal para Aprendizagem: a geometria e as práticas pedagógicas inclusivas para educando cego” (Silva, 2025). Dessa forma, o podcast traz reflexões acerca das dificuldades encontradas de uma pessoa com deficiência, no qual o convidado fala das dificuldades encontradas na Educação Básica. Pensamos na elaboração de um podcast, pois consiste em algo bastante atual e com um grande alcance populacional. Em relação ao referencial teórico, utilizamos concepções teórico metodológicas sobre o desenvolvimento cultural que está relacionado a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e Luria para compreender mais sobre o desenvolvimento humano. Aqui também discorreremos sobre a concepção de deficiência respaldadas nas principais concepções teóricas e desenvolvidas por autores como: Beyer (2006) e Mantoan (1997; 2003); sobre a mediação a partir da Teoria Histórico Cultural nos embasamos em Luria (1992); Fávero (1995); Vygotsky, Luria e Leontiev (2010); a Zona de Desenvolvimento Proximal embasa-se em Vygotsky (2007) e Oliveira (1995); quanto ao Desenho Universal para Aprendizagem apoiamo-nos em Zerbato e Mendes (2018); Mendes Júnior (2016); Kranz (2014); Heredero (2020); Rose e Meyer (2002).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent394 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Título: dc.titleInclusão por quê? E para quê? Um podcast com reflexões sobre dificuldades encontradas na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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