
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Jessica Adrielle Sousa da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-16T16:37:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-16T16:37:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-16 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inclusão por quê? E para quê? Um podcast com reflexões sobre dificuldades encontradas na Educação Básica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131099 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em formato de áudio em uma mídia educacional, que foi resultado da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2022 a 2025, cujo produto final é a dissertação intitulada “Desenho Universal para Aprendizagem: a geometria e as práticas pedagógicas inclusivas para educando cego” (Silva, 2025). Dessa forma, o podcast traz reflexões acerca das dificuldades encontradas de uma pessoa com deficiência, no qual o convidado fala das dificuldades encontradas na Educação Básica. Pensamos na elaboração de um podcast, pois consiste em algo bastante atual e com um grande alcance populacional. Em relação ao referencial teórico, utilizamos concepções teórico metodológicas sobre o desenvolvimento cultural que está relacionado a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e Luria para compreender mais sobre o desenvolvimento humano. Aqui também discorreremos sobre a concepção de deficiência respaldadas nas principais concepções teóricas e desenvolvidas por autores como: Beyer (2006) e Mantoan (1997; 2003); sobre a mediação a partir da Teoria Histórico Cultural nos embasamos em Luria (1992); Fávero (1995); Vygotsky, Luria e Leontiev (2010); a Zona de Desenvolvimento Proximal embasa-se em Vygotsky (2007) e Oliveira (1995); quanto ao Desenho Universal para Aprendizagem apoiamo-nos em Zerbato e Mendes (2018); Mendes Júnior (2016); Kranz (2014); Heredero (2020); Rose e Meyer (2002). | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 394 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para Aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria | pt_BR |
| Título: dc.title | Inclusão por quê? E para quê? Um podcast com reflexões sobre dificuldades encontradas na Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: