POÇÕES NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUESBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO CERQUEIRA, JOÃO BONFIM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-16T12:11:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-16T12:11:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de João Bonfimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131093-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho, a história local é concebida como ponto de partida para entender o nacional e o geral. Sinalizamos aqui a relevância e alcance a história local como parte integrante do currículo e programa dos livros didáticos. O debate posto envolve aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem de história compreendendo que o estudo do lugar aproxima, contextualiza e imprime maior significado aos conteúdos estudados possibilitando melhor compreender o geral nas particularidades que envolvem as ações humanas em todos os lugares. Os autores estudados e os temas abordados neste trabalho revelam o acúmulo historiográfico disponível na literatura, tratando do local enquanto instrumento que potencializa o saber e descortina a negligência, a indiferença e a omissão no trato para com a história local, indicando que a ausência de material didático, versando sobre a história local não acontece pela inexistência ou pouca oferta de uma historiografia que dê suporte a produção desse dito material; na verdade, a exclusão do local da grade curricular e dos manuais distribuídos pelas instituições governamentais tem muito a ver com o tipo de educação que se deseja ofertar no sentido de manter o modelo de sociedade em vigor e atender ao mercado editorial que acaba exercendo um papel determinante na escolha do livro didático. O produto apresentado tem como objeto trabalhar a história local, discutindo a ocupação, povoamento e confrontos na organização do Arraial dos Poções na segunda metade do século XVIII e século XIX. Ao disponibilizar a dissertação _Poções na sala de aula: perspectivas da História Local no ensino e aprendizagem de história; a partir de então, professores e a comunidade estudantil passa a dispor de um material didático para trabalhar em sala de aula, contando com a possibilidade de ensinar e aprender, mediante conteúdos melhor contextualizados.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. História local. Arraial dos Poções. Sertão da Ressaca.pt_BR
Título: dc.titlePOÇÕES NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
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