Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO CERQUEIRA, JOÃO BONFIM | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-16T12:11:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-16T12:11:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de João Bonfim | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131093 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, a história local é concebida como ponto de partida para entender o nacional e o geral. Sinalizamos aqui a relevância e alcance a história local como parte integrante do currículo e programa dos livros didáticos. O debate posto envolve aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem de história compreendendo que o estudo do lugar aproxima, contextualiza e imprime maior significado aos conteúdos estudados possibilitando melhor compreender o geral nas particularidades que envolvem as ações humanas em todos os lugares. Os autores estudados e os temas abordados neste trabalho revelam o acúmulo historiográfico disponível na literatura, tratando do local enquanto instrumento que potencializa o saber e descortina a negligência, a indiferença e a omissão no trato para com a história local, indicando que a ausência de material didático, versando sobre a história local não acontece pela inexistência ou pouca oferta de uma historiografia que dê suporte a produção desse dito material; na verdade, a exclusão do local da grade curricular e dos manuais distribuídos pelas instituições governamentais tem muito a ver com o tipo de educação que se deseja ofertar no sentido de manter o modelo de sociedade em vigor e atender ao mercado editorial que acaba exercendo um papel determinante na escolha do livro didático. O produto apresentado tem como objeto trabalhar a história local, discutindo a ocupação, povoamento e confrontos na organização do Arraial dos Poções na segunda metade do século XVIII e século XIX. Ao disponibilizar a dissertação _Poções na sala de aula: perspectivas da História Local no ensino e aprendizagem de história; a partir de então, professores e a comunidade estudantil passa a dispor de um material didático para trabalhar em sala de aula, contando com a possibilidade de ensinar e aprender, mediante conteúdos melhor contextualizados. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. História local. Arraial dos Poções. Sertão da Ressaca. | pt_BR |
Título: dc.title | POÇÕES NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons