MAFALDA OUTRA VEZ: AS TIRINHAS DE QUINO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROMOVER A ATITUDE HISTORIADORA NAS AULAS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE EXCELÊNCIA CLEONICE SOARES FONSECA, BOQUIM-SE.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Gilvanio Fontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-16T00:53:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-16T00:53:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-15-
identificador: dc.identifier.otherdissertação_mestrado_gilvaniofontessantos.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131091-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação, investigo como as tirinhas de Mafalda colaboram no ensino de História no Centro de Excelência Cleonice Soares Fonseca, em Boquim, Sergipe. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreender como esse recurso pode contribuir para uma abordagem crítica e reflexiva no ensino da disciplina. O objetivo geral é analisar as tirinhas de Mafalda a partir das relações entre história e ensino no contexto educacional atual. A metodologia adotada é qualitativa, combinando revisão de literatura e análise documental. O estudo está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo, "As Tirinhas de Mafalda e Quino: Imagem e Educação Visual", discuto a importância da educação visual e da atitude historiadora no ensino de História, dialogando com autores da área. No segundo capítulo, "Educação Visual: As Tirinhas de Mafalda Como Recurso Didático-pedagógico no Ensino de História", exploro a biografia de Quino, a definição de Histórias em Quadrinhos (HQs) e o potencial das tirinhas de Mafalda como ferramenta pedagógica para a construção do conhecimento histórico, além de abordar o contexto de sua criação. No terceiro capítulo, " Cartilha de Atividades e Atitude Historiadora Através da Personagem Mafalda ", investigo práticas educacionais convencionais no ensino de História e proponho Cartilha de Atividades baseadas nas tirinhas de Mafalda para uma abordagem mais crítica e reflexiva. Nas Considerações Finais, sintetizo os resultados obtidos e suas implicações para o ensino de História na instituição analisada. O estudo busca contribuir para práticas educacionais mais eficazes e significativas, estimulando a atitude historiadora por meio das tirinhas de Mafalda como instrumento pedagógico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,09 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Atitude historiadora. Imagens. Tirinhas. Mafalda.pt_BR
Título: dc.titleMAFALDA OUTRA VEZ: AS TIRINHAS DE QUINO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROMOVER A ATITUDE HISTORIADORA NAS AULAS DE HISTÓRIA NO CENTRO DE EXCELÊNCIA CLEONICE SOARES FONSECA, BOQUIM-SE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSeminário Tutorial 2pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons