
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Avelino dos Santos Custódio da Silva, Alessandra Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Martins de Almeida Santos, Camila | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Sousa Cabral, Claudia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Lima Navarro, Ivani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-15T20:38:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-15T20:38:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1387 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Infantil Inclusiva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131078 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo investiga a mediação literária inclusiva na educação infantil, enfatizando o trabalho colaborativo entre docentes da sala comum e da sala de recursos multifuncionais no uso pedagógico dos livros-álbuns. A pesquisa identifica uma lacuna nos estudos brasileiros que tratam de forma fragmentada a relação entre mediação literária, subjetividade e autorregulação da aprendizagem em contextos inclusivos. O objetivo central consiste em propor um modelo conceitual integrativo que articula contribuições da psicologia da aprendizagem, da educação literária e das políticas educacionais inclusivas. Metodologicamente, realizou-se uma revisão crítica e integrativa da literatura nacional e internacional, considerando autores que discutem formação leitora, potencial estético e cognitivo dos livros-álbum e processos de subjetivação e autorregulação. Os resultados indicam que a mediação literária colaborativa amplia oportunidades de aprendizagem ao promover empatia, criatividade e engajamento, fortalecendo habilidades autorregulatórias essenciais ao desenvolvimento integral da criança. As discussões apresentam implicações diretas para políticas educacionais, formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, sugerindo desdobramentos para futuras investigações sobre o impacto do modelo proposto na aprendizagem e no engajamento literário em contextos de diversidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 765 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil Inclusiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Colaborativo Docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala Comum | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
| Título: dc.title | Mediação Literária Inclusiva na Educação Infantil: O Trabalho Colaborativo Entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais por Meio dos Livros-Álbuns | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons