Mediação Literária Inclusiva na Educação Infantil: O Trabalho Colaborativo Entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais por Meio dos Livros-Álbuns

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAvelino dos Santos Custódio da Silva, Alessandra Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins de Almeida Santos, Camila-
Autor(es): dc.contributor.authorde Sousa Cabral, Claudia Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorde Oliveira Lima Navarro, Ivani-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-15T20:38:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-15T20:38:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1387-
identificador: dc.identifier.otherEducação Infantil Inclusivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131078-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo investiga a mediação literária inclusiva na educação infantil, enfatizando o trabalho colaborativo entre docentes da sala comum e da sala de recursos multifuncionais no uso pedagógico dos livros-álbuns. A pesquisa identifica uma lacuna nos estudos brasileiros que tratam de forma fragmentada a relação entre mediação literária, subjetividade e autorregulação da aprendizagem em contextos inclusivos. O objetivo central consiste em propor um modelo conceitual integrativo que articula contribuições da psicologia da aprendizagem, da educação literária e das políticas educacionais inclusivas. Metodologicamente, realizou-se uma revisão crítica e integrativa da literatura nacional e internacional, considerando autores que discutem formação leitora, potencial estético e cognitivo dos livros-álbum e processos de subjetivação e autorregulação. Os resultados indicam que a mediação literária colaborativa amplia oportunidades de aprendizagem ao promover empatia, criatividade e engajamento, fortalecendo habilidades autorregulatórias essenciais ao desenvolvimento integral da criança. As discussões apresentam implicações diretas para políticas educacionais, formação docente e práticas pedagógicas inclusivas, sugerindo desdobramentos para futuras investigações sobre o impacto do modelo proposto na aprendizagem e no engajamento literário em contextos de diversidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent765 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Colaborativo Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala Comumpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
Título: dc.titleMediação Literária Inclusiva na Educação Infantil: O Trabalho Colaborativo Entre Docentes da Sala Comum e da Sala de Recursos Multifuncionais por Meio dos Livros-Álbunspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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