
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-14T23:11:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-14T23:11:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Silêncio, não-dito e práticas simbólicas em Cuiabá | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131070 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo analisa como o silêncio e o não-dito podem ser compreendidos como suportes de memória coletiva no contexto cuiabano, a partir de práticas simbólicas do cotidiano. Ancorado nas contribuições de Maurice Halbwachs, Pierre Nora e, sobretudo, Michael Pollak, discute-se que o silêncio não significa ausência, mas forma cifrada de presença histórica. Observações empíricas em Cuiabá revelam um conjunto de práticas ligadas à religiosidade popular — como o cultivo de plantas místicas (guiné, arruda, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode), gestos de proteção (bater na madeira) e uso ritualizado de cores e pedras — que, embora amplamente difundidas, permanecem pouco verbalizadas em espaços públicos. Argumenta-se que tais práticas constituem uma “memória subterrânea”, associada a heranças afro-indígenas e populares, invisibilizadas pela narrativa oficial da cuiabania. Ao evidenciar o papel do silêncio e do não-dito, o artigo contribui para ampliar o campo da História da Educação, incorporando formas não institucionais de transmissão cultural e de resistência simbólica. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | memória coletiva | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | silêncio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | não-dito | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | religiosidade popular | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuiabá | pt_BR |
| Título: dc.title | Silêncio, não-dito e práticas simbólicas em Cuiabá, entre memórias subterrâneas e identidades invisibilizadas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Silêncio, não-dito e práticas simbólicas em Cuiabá .pdf | 150,16 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131070/2/Silêncio, não-dito e práticas simbólicas em Cuiabá .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons