Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa Mendes, Maria Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho da Silva Pinto, Sérgio Crespo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Prudência dos Santos Caminha, Vera Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | e Silva, Márcia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-13T18:35:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-13T18:35:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relatos de experiências sobre o uso das tecnologia Assistiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131045 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse livro é uma obra coletiva, produzida dentro do contexto de uma pesquisa para uma tese de doutorado, que reúne um conjunto de experiências de tecnologias assistivas e outras possibilidades de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência (ou qualquer nome que se queira dar), já que entendo que toda pessoa detém algum tipo de deficiência e também um conjunto de potencialidades. Talvez seja essa a maior qualidade dessa obra, de potencializar a criatividade humana diante da deficiência. Eu me aproximei do grupo que organizou esse e-book quando fui convidado para falar sobre Ecopedagogia no PPGTIn, lá nos tempos pandêmicos, e depois disso, não nos separamos mais. Há uma potencialidade na produção acadêmica da Ecopedagogia que esse grupo enxergou e que, nas minhas pesquisas inicias, eu não tinha visto. Isso oxigenou a ambos os grupos, por um lado nós do Grupo de Pesquisa Palavração ficamos atentos à essa outra dimensão da vida cotidiana humana – a acessibilidade – e os/as pesquisadores/as do PPGTIn incluíram nas pesquisas as nuances da Ecopedagogia, especialmente, nossa perspectiva inclusiva e crítica, que nos move na contramão do capitalismo, do patriarcado e do absolutismo do pensamento moderno/cartesiano. Assim, vamos tecendo uma rede de saberes contra-hegemônicos nas trilhas da perspectiva crítica de educação e sociedade, de uma pesquisa engajada, participante, colaborativa, feita na ação, sem perder a rigorosidade metódica que a ciência exige. Aliás, a marca do que estamos fazendo está na criatividade conectada com a criticidade, perscrutando o real, aprofundando a leitura de mundo para melhor escrever o mundo, transformá-lo. Isso acontece quando compartilhamos as nossas investigações em bancas, grupos de pesquisa, eventos, artigos e livros. De algum modo, somos protagonistas e criamos espaços de protagonismo como acontece nesse e-book, ao permitir que os sujeitos compartilhem suas descobertas e suas experiências com outras pessoas, pois é essa a nossa forma de intervir e transformar o mundo: através do conhecimento científico. Desejo que outros e-books como esse sejam possíveis, que mais programas de pós-graduação no nosso país se aliem a esse modelo de ciência engajada e comprometida com a mudança do mundo, que mais pesquisadores se unam em torno de problemas sociais relevantes como os que são tratados aqui. Eu carrego a esperança da construção de um mundo mais solidário, e isso se fará por homens e mulheres que amorosamente trilham o mesmo caminho na direção da inclusão, da diversidade e da alteridade! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | (4.886.528 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Título: dc.title | Relatos de experiências sobre o uso das tecnologia Assistiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós-graduação em Ciências, tecnologia e Inclusão e Mestrado profissional em diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
livrorelatodeexperiencia20maroILMAFAUSTO1.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131045/2/livrorelatodeexperiencia20maroILMAFAUSTO1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons