
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros Carvalho, Lucyneid | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigo Elias Carvalho, Márcio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Lima, Dandara Beatriz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moreno Luzia, Débora Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chaves Valentim Rodrigues, Flávia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-13T13:28:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-13T13:28:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1382 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Microbioma Cutâneo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131044 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo de revisão integrativa explora a transição paradigmática na cosmetologia e dermatologia, impulsionada pelos avanços na biotecnologia do microbioma cutâneo. O objetivo é analisar criticamente o papel do microbioma na homeostase da pele, as implicações da disbiose em dermatopatias como acne e dermatite atópica, e as estratégias biotecnológicas emergentes para sua modulação. A metodologia seguiu o framework de Whittemore e Knafl, com busca sistemática em cinco bases de dados, resultando em 78 publicações analisadas. São detalhadas as abordagens com probióticos, prebióticos e pós-bióticos, sintetizando evidências clínicas de meta-análises recentes incluindo 127.150 participantes. A análise se estende aos desafios tecnológicos de formulação, incluindo sistemas de microencapsulação e inteligência artificial para personalização. O mercado global, avaliado em USD 1,03 bilhões em 2024 com projeção de USD 2,86 bilhões até 2032 (CAGR 13,68%), valida a relevância comercial. As perspectivas incluem live biotherapeutics engenheirados, modulação do eixo pele-cérebro-intestino e diagnósticos baseados em IA, consolidando a biotecnologia do microbioma como pilar central para o futuro dos cuidados com a pele. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 795 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Microbioma da Pele | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Dermatopatia | pt_BR |
| Título: dc.title | A Revolução Silenciosa da Pele: Biotecnologia do Microbioma na Vanguarda da Cosmética e Dermatologia | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons