Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, João Pedro Lyra da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T18:29:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T18:29:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_João_Pedro_Lyra_material_didatico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131038 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta — e a trajetória — de elaboração de um material de apoio pedagógico para o Ensino de Sociologia na Educação Básica, a ser disponibilizado como Recurso Educacional Aberto (REA) em formato de narrativa visual como História em Quadrinhos (HQ), transpondo os debates da Sociologia e da Antropologia do Digital para o contexto do Ensino de Sociologia escolar. A proposta surge da constatação de uma ausência na abordagem crítica sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo, nas práticas escolares e na formação profissional de docentes. Considerando isso, apresenta as potencialidades críticas da Sociologia e da Antropologia do Digital diante da crescente influência das TDIC sobre os fenômenos sociais e da pressão normativa por sua inclusão nos currículos. Assim, o trabalho articula fundamentos teóricos das Ciências Sociais e estratégias pedagógicas que promovam uma apropriação crítica das tecnologias no contexto escolar. Valoriza também as linguagens visuais como forma legítima de expressão e aprendizagem, sendo o desenvolvimento de narrativas visuais uma estratégia comunicativa. Para isso, o trabalho dispõe de um levantamento teórico dividido em três blocos: o desenvolvimento tecnológico e as transformações culturais; a socialização e a cultura digital; e o mercado da atenção e a modulação do comportamento; oferecendo um panorama conceitual sobre fenômenos como o advento do ciberespaço, da sociedade em rede, as redes sociotécnicas, plataformização, modulação algorítmica, vigilância, cultura da convergência, fragmentação da atenção. Apresenta, como metodologia, a concepção artística e a participação de estudantes do ensino médio como Grupo Focal de Validação (GFV), para alcançar uma transposição didática contextualizada e significativa para os atores do processo de ensino-aprendizagem escolar. Ao final, o trabalho defende a construção de um currículo crítico-reflexivo que também valorize a autonomia técnico-digital e o letramento midiático, com embasamentos sociológicos e pedagógicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 178.534 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Históra em quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIOLOGIA DO DIGITAL EM NARRATIVA VISUAL: Produção da HQ Diálogo com Algo’s como recurso pedagógico para o Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Final - João Pedro Lyra da Silva.pdf | 178.53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131038/2/TCC_Final - João Pedro Lyra da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons