SOCIOLOGIA DO DIGITAL EM NARRATIVA VISUAL: Produção da HQ Diálogo com Algo’s como recurso pedagógico para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, João Pedro Lyra da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-12T18:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-12T18:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_João_Pedro_Lyra_material_didaticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131038-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta — e a trajetória — de elaboração de um material de apoio pedagógico para o Ensino de Sociologia na Educação Básica, a ser disponibilizado como Recurso Educacional Aberto (REA) em formato de narrativa visual como História em Quadrinhos (HQ), transpondo os debates da Sociologia e da Antropologia do Digital para o contexto do Ensino de Sociologia escolar. A proposta surge da constatação de uma ausência na abordagem crítica sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no currículo, nas práticas escolares e na formação profissional de docentes. Considerando isso, apresenta as potencialidades críticas da Sociologia e da Antropologia do Digital diante da crescente influência das TDIC sobre os fenômenos sociais e da pressão normativa por sua inclusão nos currículos. Assim, o trabalho articula fundamentos teóricos das Ciências Sociais e estratégias pedagógicas que promovam uma apropriação crítica das tecnologias no contexto escolar. Valoriza também as linguagens visuais como forma legítima de expressão e aprendizagem, sendo o desenvolvimento de narrativas visuais uma estratégia comunicativa. Para isso, o trabalho dispõe de um levantamento teórico dividido em três blocos: o desenvolvimento tecnológico e as transformações culturais; a socialização e a cultura digital; e o mercado da atenção e a modulação do comportamento; oferecendo um panorama conceitual sobre fenômenos como o advento do ciberespaço, da sociedade em rede, as redes sociotécnicas, plataformização, modulação algorítmica, vigilância, cultura da convergência, fragmentação da atenção. Apresenta, como metodologia, a concepção artística e a participação de estudantes do ensino médio como Grupo Focal de Validação (GFV), para alcançar uma transposição didática contextualizada e significativa para os atores do processo de ensino-aprendizagem escolar. Ao final, o trabalho defende a construção de um currículo crítico-reflexivo que também valorize a autonomia técnico-digital e o letramento midiático, com embasamentos sociológicos e pedagógicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent178.534 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóra em quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Pedagógicopt_BR
Título: dc.titleSOCIOLOGIA DO DIGITAL EM NARRATIVA VISUAL: Produção da HQ Diálogo com Algo’s como recurso pedagógico para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons