“Jovem tem poder?”: uma proposta de sequência didática para o ensino de sociologia

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Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Valdirene Soares dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-12T17:15:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-12T17:15:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Valdirene_Soares_dos_Santos_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131034-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo construir, implementar e analisar uma sequência didática desenvolvida com estudantes da 2.ª série do Ensino Médio em uma escola pública estadual. A investigação foi fundamentada na Teoria da Atividade (Leontiev, 2004) e metodologicamente orientada pela pesquisa-ação (Thiollent, 1986). A partir da questão geradora “O jovem tem poder?”, o estudo buscou discutir criticamente o conceito de poder e suas manifestações nas trajetórias juvenis, especialmente nos espaços escolares. A sequência, composta por sete aulas, articulou diferentes práticas pedagógicas, como leitura e discussão de textos acadêmicos, produção de espirais reflexivas, análise de dados empíricos, construção de mapas mentais, elaboração de cartazes e organização de um mural expositivo. Essas atividades favoreceram a construção coletiva de sentidos sobre as formas de relação entre juventude e poder. Durante a realização da pesquisa, a sequência foi também aplicada ao 9.º ano do Ensino Fundamental II, considerando a relação temática com os conteúdos de História. A escolha decorreu da análise crítica da pesquisadora sobre o tratamento superficial do conceito de poder nas aulas dessa disciplina e das mudanças recentes no currículo do Ensino Médio, que reduziram o acesso dos estudantes à Sociologia. A culminância do processo, com a exposição dos materiais no pátio da escola, configurou-se como um momento relevante de socialização e envolvimento de outros sujeitos escolares. A análise indicou que os estudantes, embora reconheçam certa autonomia em escolhas individuais, identificam limites significativos quanto à sua participação nos processos decisórios da escola e em outros espaços sociais. A maioria dos participantes afirmou que os jovens não têm poder, sobretudo por não influenciarem diretamente as decisões que envolvem sua experiência educativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Programas de atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da atividadept_BR
Título: dc.title“Jovem tem poder?”: uma proposta de sequência didática para o ensino de sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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