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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Valdirene Soares dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T17:15:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T17:15:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Valdirene_Soares_dos_Santos_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131034 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo construir, implementar e analisar uma sequência didática desenvolvida com estudantes da 2.ª série do Ensino Médio em uma escola pública estadual. A investigação foi fundamentada na Teoria da Atividade (Leontiev, 2004) e metodologicamente orientada pela pesquisa-ação (Thiollent, 1986). A partir da questão geradora “O jovem tem poder?”, o estudo buscou discutir criticamente o conceito de poder e suas manifestações nas trajetórias juvenis, especialmente nos espaços escolares. A sequência, composta por sete aulas, articulou diferentes práticas pedagógicas, como leitura e discussão de textos acadêmicos, produção de espirais reflexivas, análise de dados empíricos, construção de mapas mentais, elaboração de cartazes e organização de um mural expositivo. Essas atividades favoreceram a construção coletiva de sentidos sobre as formas de relação entre juventude e poder. Durante a realização da pesquisa, a sequência foi também aplicada ao 9.º ano do Ensino Fundamental II, considerando a relação temática com os conteúdos de História. A escolha decorreu da análise crítica da pesquisadora sobre o tratamento superficial do conceito de poder nas aulas dessa disciplina e das mudanças recentes no currículo do Ensino Médio, que reduziram o acesso dos estudantes à Sociologia. A culminância do processo, com a exposição dos materiais no pátio da escola, configurou-se como um momento relevante de socialização e envolvimento de outros sujeitos escolares. A análise indicou que os estudantes, embora reconheçam certa autonomia em escolhas individuais, identificam limites significativos quanto à sua participação nos processos decisórios da escola e em outros espaços sociais. A maioria dos participantes afirmou que os jovens não têm poder, sobretudo por não influenciarem diretamente as decisões que envolvem sua experiência educativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,31 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Programas de atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da atividade | pt_BR |
Título: dc.title | “Jovem tem poder?”: uma proposta de sequência didática para o ensino de sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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TCC_Valdirene_Soares_dos_Santos_dissertacao.pdf | 5.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131034/2/TCC_Valdirene_Soares_dos_Santos_dissertacao.pdfDownload |
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