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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Figuerêdo, Fábio Luis Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T17:00:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T17:00:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Fabio_Luis_Rodrigues_Figueredo_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131033 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação desenvolvida teve como objeto “A condição proletária da juventude estudantil e as categorias marxianas ligadas ao trabalho”, caracterizada pela jornada de 6 horas de trabalho, mais 5 horas de obrigatoriedade na escola, determinadas pelo projeto Jovem Aprendiz, assim como a frequência escolar, para não perder a vaga no emprego. Esse jovem ingressa no mundo do trabalho por meio de empresas mediadoras, que os alocam nas variadas empresas e recebendo uma média salarial de 700 a 900 reais por mês. Neste trabalho acadêmico, buscou-se responder a várias interrogações, como: por que o jovem proletário não recebe salário-mínimo integral? Por que a juventude vive essa condição proletárias? Por que os capitalistas preferem contratar jovens proletários? Quais são as condições de trabalho vivenciadas pela juventude proletária em seus postos de trabalho? O que a educação pode fazer para retirar o aluno de sua condição de alienação? A partir do aprofundamento no referencial teórico e do diálogo com os alunos, por meio de contos sociológicos e das categorias de trabalho presentes nos Manuscritos Econômicos-Filosóficos, desenvolveram-se as atividades da sequência didática, incluindo vídeos e grupo focal. Essas atividades permitiram o avanço nas aprendizagens, contribuindo para que o aluno possa superar sua condição de alienação e ressignificar sua forma de aprender, por meio da sequência didática. Dessa forma, demonstra-se que o materialismo histórico-dialético se atualiza na condição proletária da juventude estudantil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,21 MB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | A condição proletária da juventude estudantil e as categorias marxianas ligadas ao trabalho | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Fabio_Luis_Rodrigues_Figueredo_dissertacao.pdf | 5.34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131033/2/TCC_Fabio_Luis_Rodrigues_Figueredo_dissertacao.pdfDownload |
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