
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Valinãs Llausas, Rosana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante Bertaglia, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Perucci Foschine de Oliveira, Ligia | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ethos Ribeiro Vieira, Max | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T11:30:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T11:30:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1377 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Transtornos de Personalidade | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131029 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Estudos epidemiológicos estimam que entre 10% e 13% da população preenche critérios para transtornos de personalidade. As formas mais severas, como o transtorno de personalidade borderline, marcadas por intensos prejuízos nas relações interpessoais, apresentam prevalência aproximada de 4%. O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da Terapia Comportamental Dialética (TCD) no tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), especialmente no que tange à melhoria da qualidade de vida e eficácia na diminuição dos comportamentos autodestrutivos, impulsividade, instabilidade emocional e melhora das relações interpessoais. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica, foram analisados artigos científicos no período de 2000 a 2025 de bases de dados como SciELO e periódicos eletrônicos em Psicologia para identificar os efeitos da TCD na regulação emocional e no controle das crises emocionais dos indivíduos que possuem esse tipo de transtorno. Os resultados identificaram melhorias significativas através do desenvolvimento de novas habilidades comportamentais que contribuem para regulação emocional, controle de impulsos, efetividade interpessoal e tolerância ao mal-estar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,08 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Terapia Comportamental Dialética (TCD) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desregulação Emocional | pt_BR |
| Título: dc.title | Contribuições da Terapia Comportamental Dialética (TCD) no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons