RACISMO E FUTEBOL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA ANTIRRACISTA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO NA PARAÍBA

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaula, Edson Fernando da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-12T18:47:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-12T18:47:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Edson_Fernando_intervencao_pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131024-
Resumo: dc.description.abstractComo sabemos, casos de racismo ocorrem a todo momento e nos mais diversos lugares. O futebol não está fora desse contexto. Muito pelo contrário, diante do seu alcance, tal esporte é importante meio para despertar o interesse na temática do racismo em muitos jovens. Partindo dessa ideia, podemos ousar e fazer uma junção entre o esporte mais popular no Brasil e o enfrentamento ao racismo. De fato, utilizando o futebol como meio, podemos sensibilizar jovens para que adotem uma postura antirracista dentro e fora da sala de aula, dos campos e das quadras. Para tanto, nos propusemos a executar uma intervenção pedagógica, com sequência didática, que gerasse reflexões e possibilidades, dentro da temática, antes não pensada pelos estudantes. As aulas da intervenção aconteceram em uma escola da cidade de Bayeux, próxima à João Pessoa, na Paraíba, e foi realizada no ano de 2024 com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, no âmbito da disciplina de Sociologia. Sendo assim, fez-se necessário refletirmos sobre o papel da Sociologia na Educação Básica, entendendo que a temática étnico-racial está inserida no conteúdo da disciplina. As reflexões sobre o racismo e o futebol envolvem a desmistificação do esporte como democrático, em que não há preocupação com a cor da pele dos seus jogadores e jogadoras; mas, sim, com os seus méritos. Ao longo da intervenção pedagógica nos propusemos também a desconstruir ideias e noções típicas do senso comum de que a população negra serve apenas para a prática de algum esporte, e mostrar que o futebol pode ser usado, sim, como uma estratégia de enfrentamento ao preconceito racial. Para tanto, foram realizadas seis aulas sobre racismo e futebol, e como estes se encontram no cotidiano do estudante. Embora não estivessem no escopo da intervenção pedagógica, também foi possível suscitar algumas reflexões sobre aspectos relacionados à mobilidade social da população negra através do futebol, e como inserir a participação das mulheres, em especial a mulher negra, de forma interseccional nesse debate, em se tratando de um esporte machista. Assim como foi feito antes do início das aulas, ao término da intervenção pedagógica foi aplicado um questionário aos/às estudantes, ambos através do Google Forms. Isso permitiu avaliar os resultados alcançados da intervenção pedagógica a partir da comparação das respostas dadas às perguntas formuladas antes e depois de sua realização.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.151 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFutebolpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRascismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção pedagogicapt_BR
Título: dc.titleRACISMO E FUTEBOL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA ANTIRRACISTA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO NA PARAÍBApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Sociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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