Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paula, Edson Fernando da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T18:47:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T18:47:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Edson_Fernando_intervencao_pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como sabemos, casos de racismo ocorrem a todo momento e nos mais diversos lugares. O futebol não está fora desse contexto. Muito pelo contrário, diante do seu alcance, tal esporte é importante meio para despertar o interesse na temática do racismo em muitos jovens. Partindo dessa ideia, podemos ousar e fazer uma junção entre o esporte mais popular no Brasil e o enfrentamento ao racismo. De fato, utilizando o futebol como meio, podemos sensibilizar jovens para que adotem uma postura antirracista dentro e fora da sala de aula, dos campos e das quadras. Para tanto, nos propusemos a executar uma intervenção pedagógica, com sequência didática, que gerasse reflexões e possibilidades, dentro da temática, antes não pensada pelos estudantes. As aulas da intervenção aconteceram em uma escola da cidade de Bayeux, próxima à João Pessoa, na Paraíba, e foi realizada no ano de 2024 com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, no âmbito da disciplina de Sociologia. Sendo assim, fez-se necessário refletirmos sobre o papel da Sociologia na Educação Básica, entendendo que a temática étnico-racial está inserida no conteúdo da disciplina. As reflexões sobre o racismo e o futebol envolvem a desmistificação do esporte como democrático, em que não há preocupação com a cor da pele dos seus jogadores e jogadoras; mas, sim, com os seus méritos. Ao longo da intervenção pedagógica nos propusemos também a desconstruir ideias e noções típicas do senso comum de que a população negra serve apenas para a prática de algum esporte, e mostrar que o futebol pode ser usado, sim, como uma estratégia de enfrentamento ao preconceito racial. Para tanto, foram realizadas seis aulas sobre racismo e futebol, e como estes se encontram no cotidiano do estudante. Embora não estivessem no escopo da intervenção pedagógica, também foi possível suscitar algumas reflexões sobre aspectos relacionados à mobilidade social da população negra através do futebol, e como inserir a participação das mulheres, em especial a mulher negra, de forma interseccional nesse debate, em se tratando de um esporte machista. Assim como foi feito antes do início das aulas, ao término da intervenção pedagógica foi aplicado um questionário aos/às estudantes, ambos através do Google Forms. Isso permitiu avaliar os resultados alcançados da intervenção pedagógica a partir da comparação das respostas dadas às perguntas formuladas antes e depois de sua realização. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.151 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rascismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagogica | pt_BR |
Título: dc.title | RACISMO E FUTEBOL: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOB A PERSPECTIVA ANTIRRACISTA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO NA PARAÍBA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_Edson Fernando da Costa Paula.pdf | 6.15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131024/2/TCC_Edson Fernando da Costa Paula.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons