"Escrevivência” de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das Meninas Negras na Escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Wahuane Maraiva Faria Branco Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-12T18:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-12T18:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Wahuane_Maraiva_Faria_Branco_Pereira_Da_Silva_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131023-
Resumo: dc.description.abstractO projeto “Escrevivência de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das meninas negras na escola” teve como objetivo principal compreender as experiências de meninas negras no ambiente escolar, a partir da obra e do conceito de escrevivência da escritora Conceição Evaristo. A escrevivência é entendida como uma forma de escrita que nasce das vivências, especialmente das mulheres negras, e que possibilita transformar essas experiências em resistência e reconhecimento. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa, o estudo buscou dar visibilidade às histórias de estudantes, que muitas vezes são marginalizadas e silenciadas na escola. O projeto investiga como essas meninas constroem sua identidade, quais são os desafios que enfrentam na escola e como o racismo estrutural e a ausência de representatividade afetam esse processo. Além disso, busca propor práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da identidade racial dessas alunas, valorizando suas vozes e suas histórias. A intenção foi oferecer caminhos para uma educação mais inclusiva, que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial presente nas salas de aula. Por fim, espera-se que a pesquisa contribua para a construção de espaços escolares mais acolhedores, que promovam o pertencimento, o empoderamento e a valorização das culturas negras na formação de meninas negras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,5 MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade negrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeninas negraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracistapt_BR
Título: dc.title"Escrevivência” de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das Meninas Negras na Escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons