
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Wahuane Maraiva Faria Branco Pereira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-12T18:46:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-12T18:46:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Wahuane_Maraiva_Faria_Branco_Pereira_Da_Silva_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131023 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O projeto “Escrevivência de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das meninas negras na escola” teve como objetivo principal compreender as experiências de meninas negras no ambiente escolar, a partir da obra e do conceito de escrevivência da escritora Conceição Evaristo. A escrevivência é entendida como uma forma de escrita que nasce das vivências, especialmente das mulheres negras, e que possibilita transformar essas experiências em resistência e reconhecimento. Utilizando a metodologia da pesquisa qualitativa, o estudo buscou dar visibilidade às histórias de estudantes, que muitas vezes são marginalizadas e silenciadas na escola. O projeto investiga como essas meninas constroem sua identidade, quais são os desafios que enfrentam na escola e como o racismo estrutural e a ausência de representatividade afetam esse processo. Além disso, busca propor práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da identidade racial dessas alunas, valorizando suas vozes e suas histórias. A intenção foi oferecer caminhos para uma educação mais inclusiva, que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial presente nas salas de aula. Por fim, espera-se que a pesquisa contribua para a construção de espaços escolares mais acolhedores, que promovam o pertencimento, o empoderamento e a valorização das culturas negras na formação de meninas negras. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,5 MB | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Meninas negras | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
| Título: dc.title | "Escrevivência” de Conceição Evaristo: problematizando a construção da identidade das Meninas Negras na Escola | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons