Porta de entrada para o diálogo: drogas e juventudes

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Marília.pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, Ana Laura Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-12T13:27:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-12T13:27:38Z-
Data de envio: dc.date.issued9-09-12-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Ana_Laura_Silveira_Machado_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131019-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada "Porta de entrada para o diálogo: Drogas e Juventudes", analisa criticamente a política de guerra às drogas e seus impactos sobre as juventudes no Brasil e na América Latina. O trabalho propõe uma ressignificação do termo "porta de entrada", tradicionalmente usado no discurso proibicionista, para posicionar o diálogo como o principal vetor para a construção de conhecimento e fortalecimento da autonomia juvenil. A pesquisa parte do problema de que a guerra às drogas opera como um dispositivo de controle social, violência e estigmatização que afeta desproporcionalmente jovens, especialmente negros e periféricos. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, que articula a análise de referenciais teóricos com dados de relatórios institucionais e, de forma central, com a análise de produções culturais como letras de rap e funk, tratadas como fontes primárias de conhecimento. A fundamentação teórica mobiliza os processos históricos do proibicionismo de Henrique Carneiro (2018), os aspectos da condição juvenil de Luís Antonio Groppo(2017), os desdobramentos das subculturas juvenis Stuart Hall e Tony Jefferson(1976) , a elaboração do conceito de juvenicídio José Manuel Valenzuela Arce(2019) e as dinâmicas da criminalidade na qual os jovens estão envolvidos por Alba Zaluar(2019). Por fim, o trabalho discute as potencialidades do ensino de Sociologia como espaço para um diálogo crítico e emancipador sobre o tema, defendendo a valorização dos saberes juvenis e o uso de suas produções culturais como potentes ferramentas pedagógicas para desnaturalizar a guerra às drogas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.161 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGuerra às Drogaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWar on Drugspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectYouthpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociology Educationpt_BR
Título: dc.titlePorta de entrada para o diálogo: drogas e juventudespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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