Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, CLÁUDIA DE MELO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paz, Mônica Lana da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-11T16:55:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-11T16:55:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-18 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131010 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta o resultado da investigação sobre os impactos socioambientais na vida de um estudante do IFMG-Campus Ibirité, em que buscou-se identificar sua percepção sobre os impactos que o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, exerceu em sua qualidade de vida e trajetória escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e a análise hermenêutico-dialética para interpretação dos relatos. O estudo fundamenta-se nos princípios da formação humana integral e omnilateral, bem como na educação emancipatória de Paulo Freire, promovendo uma reflexão crítica sobre os impactos da atividade mineradora. A análise da entrevista revelou que o estudante expressa uma visão crítica sobre os impactos socioambientais da mineração e, ao mesmo tempo, apresenta em seu relato possíveis benefícios econômicos proporcionados pela atividade mineradora. Este artigo propõe reflexões que podem favorecer o desenvolvimento de uma consciência crítica na comunidade escolar, alinhada aos princípios da formação humana integral e omnilateral. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | socioambientais | pt_BR |
Título: dc.title | Impactos socioambientais do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho: o caso de Marcos (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: