
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNESP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Ana Laura Silveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-11T14:37:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-11T14:37:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TCC_Ana_Laura_Silveira_Machado_dissertacao | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1131009 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação, intitulada "Porta de entrada para o diálogo: Drogas e Juventudes", analisa criticamente a política de guerra às drogas e seus impactos sobre as juventudes no Brasil e na América Latina. O trabalho propõe uma ressignificação do termo "porta de entrada", tradicionalmente usado no discurso proibicionista, para posicionar o diálogo como o principal vetor para a construção de conhecimento e fortalecimento da autonomia juvenil. A pesquisa parte do problema de que a guerra às drogas opera como um dispositivo de controle social, violência e estigmatização que afeta desproporcionalmente jovens, especialmente negros e periféricos. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, que articula a análise de referenciais teóricos com dados de relatórios institucionais e, de forma central, com a análise de produções culturais como letras de rap e funk, tratadas como fontes primárias de conhecimento. A fundamentação teórica mobiliza os processos históricos do proibicionismo de Henrique Carneiro (2018), os aspectos da condição juvenil de Luís Antonio Groppo(2017), os desdobramentos das subculturas juvenis Stuart Hall e Tony Jefferson(1976) , a elaboração do conceito de juvenicídio José Manuel Valenzuela Arce(2019) e as dinâmicas da criminalidade na qual os jovens estão envolvidos por Alba Zaluar(2019). Por fim, o trabalho discute as potencialidades do ensino de Sociologia como espaço para um diálogo crítico e emancipador sobre o tema, defendendo a valorização dos saberes juvenis e o uso de suas produções culturais como potentes ferramentas pedagógicas para desnaturalizar a guerra às drogas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,13MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Guerra às drogas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | War on drugs | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociology education | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Guerra contra las drogas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza de la sociología | pt_BR |
| Título: dc.title | Porta de entrada para o diálogo: drogas e juventudes | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TCC_Ana_Laura_Silveira_Machado_dissertacao.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1131009/2/TCC_Ana_Laura_Silveira_Machado_dissertacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons