Brincar em Libras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBerbat Barcellos, Vânia-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa Mendes, Maria Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos Alves, Marcela Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorda Cruz Barcellos, Gênison-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos Pinto Junior, Marcos Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-11T15:57:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-11T15:57:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://brincaremlibras.web.app/-
identificador: dc.identifier.otherBrincar em Libraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130999-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa abordou a importância da educação bilíngue, onde a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a primeira língua e o Português como a segunda língua, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento cognitivo e social dessas crianças desde os primeiros anos escolares. O objetivo foi a criação de materiais de suporte à educação de crianças surdas na educação infantil, um site bilíngue, para auxiliar na sua inclusão. A metodologia adotada é uma pesquisa qualitativa e exploratória, envolvendo uma revisão bibliográfica e a aplicação de um questionário como estratégia de coleta de dados dos professores que atuam nessa etapa escolar. A análise dos dados coletados permitiu propor exemplos de atividades que auxiliem na aplicação dos planejamentos, com o objetivo de minimizar as barreiras à inclusão. Como resultado, foi criado um site para alfabetização em Libras e português que não apenas adapta conteúdos pedagógicos de maneira acessível, mas também serve como um recurso inovador para promover a interação entre estudantes surdos e ouvintes em ambientes educacionais inclusivos. O estudo contribuiu para a literatura acadêmica ao oferecer um modelo prático de material didático bilíngue que pode ser replicado e adaptado para diferentes contextos educacionais. Além disso, propõe recomendações para futuras adaptações pedagógicas, partindo das recomendações da Lei Brasileira de Inclusão, da Base Nacional Comum Curricular e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação atualizada, visando melhorar a qualidade da educação inclusiva no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent176.128 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeURL: https://brincaremlibras.web.app/pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBilinguismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleBrincar em Libraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedefesa de projetopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons