Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mateus Tavares, Ari Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Aragão, Claudia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante Silva, Ingrid | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fechine de Sousa, Kelly Christina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga Sousa, Teresa Raquel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T19:12:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T19:12:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1375 | - |
identificador: dc.identifier.other | Qualidade Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo discute sobre a importância que a qualidade da educação ofertada possui para o desenvolvimento ampliado do educando que possui alguma deficiência, para isso adotou-se como metodologia a revisão de literatura, permitindo reunir e confrontar contribuições teóricas de diferentes autores, o que possibilita compreender, a partir de perspectivas variadas, os fatores que interferem no processo de inclusão escolar e no pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. A justificativa para a realização deste trabalho encontra-se na necessidade de fortalecer o debate sobre a educação inclusiva, considerando que a efetivação desse direito demanda práticas pedagógicas bem fundamentadas, docentes capacitados e ambientes escolares que favoreçam tanto o aprendizado quanto a convivência. Ao abordar simultaneamente a dimensão pedagógica, a formação profissional e os aspectos sociais, o artigo busca oferecer uma visão ampla e integrada sobre a temática, apontando caminhos para a melhoria das políticas e práticas educacionais. O objetivo geral do trabalho é o de analisar a importância da qualidade educacional no processo de desenvolvimento global da pessoa com deficiência, considerando os aspectos cognitivos, sociais, emocionais e funcionais. Já os objetivos específicos são: investigar como a qualidade do ensino impacta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de pessoas com deficiência; identificar práticas pedagógicas inclusivas que contribuem para o desenvolvimento global de alunos com deficiência; verificar a formação e preparação dos professores para atender às demandas educacionais de estudantes com deficiência; refletir sobre o papel da escola como espaço de socialização e promoção da autonomia da pessoa com deficiência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 574 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | A Importância da Qualidade Educacional para o Desenvolvimento Global da Pessoa com Deficiência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons