A Importância da Qualidade Educacional para o Desenvolvimento Global da Pessoa com Deficiência

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMateus Tavares, Ari Marcelo-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Aragão, Claudia Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante Silva, Ingrid-
Autor(es): dc.contributor.authorFechine de Sousa, Kelly Christina-
Autor(es): dc.contributor.authorBraga Sousa, Teresa Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-10T19:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-10T19:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1375-
identificador: dc.identifier.otherQualidade Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130995-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo discute sobre a importância que a qualidade da educação ofertada possui para o desenvolvimento ampliado do educando que possui alguma deficiência, para isso adotou-se como metodologia a revisão de literatura, permitindo reunir e confrontar contribuições teóricas de diferentes autores, o que possibilita compreender, a partir de perspectivas variadas, os fatores que interferem no processo de inclusão escolar e no pleno desenvolvimento dos estudantes com deficiência. A justificativa para a realização deste trabalho encontra-se na necessidade de fortalecer o debate sobre a educação inclusiva, considerando que a efetivação desse direito demanda práticas pedagógicas bem fundamentadas, docentes capacitados e ambientes escolares que favoreçam tanto o aprendizado quanto a convivência. Ao abordar simultaneamente a dimensão pedagógica, a formação profissional e os aspectos sociais, o artigo busca oferecer uma visão ampla e integrada sobre a temática, apontando caminhos para a melhoria das políticas e práticas educacionais. O objetivo geral do trabalho é o de analisar a importância da qualidade educacional no processo de desenvolvimento global da pessoa com deficiência, considerando os aspectos cognitivos, sociais, emocionais e funcionais. Já os objetivos específicos são: investigar como a qualidade do ensino impacta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional de pessoas com deficiência; identificar práticas pedagógicas inclusivas que contribuem para o desenvolvimento global de alunos com deficiência; verificar a formação e preparação dos professores para atender às demandas educacionais de estudantes com deficiência; refletir sobre o papel da escola como espaço de socialização e promoção da autonomia da pessoa com deficiência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent574 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQualidade Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
Título: dc.titleA Importância da Qualidade Educacional para o Desenvolvimento Global da Pessoa com Deficiênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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