Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mateus Tavares, Ari Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Aragão, Claudia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante Silva, Ingrid | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fechine de Sousa, Kelly Christina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga Sousa, Teresa Raquel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T18:28:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T18:28:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1370 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Ambiental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130992 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo delimita-se à análise da importância das práticas ambientais dentro do contexto escolar, considerando sua aplicação pedagógica, os conteúdos que as abordam e o impacto que promovem na formação crítica e cidadã dos estudantes. A escolha da temática justifica-se pela crescente demanda social e acadêmica de se incorporar a Educação Ambiental como elemento estruturante do processo educativo, conforme previsto na Lei nº 9.795/1999 e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As práticas ambientais no contexto escolar não apenas incentivam a preservação e conservação do meio ambiente, mas também promovem a participação ativa do estudante em questões de relevância social, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática. A metodologia adotada foi a revisão de literatura. Foram selecionados artigos científicos, livros e documentos oficiais que discutem o conceito de práticas ambientais, a abordagem curricular do tema e seus impactos na formação do sujeito. O objetivo geral do trabalho é o de analisar a importância das práticas ambientais no contexto escolar, destacando sua contribuição para a formação de sujeitos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. E os objetivos específicos são: compreender o conceito de práticas ambientais e sua aplicação no ambiente escolar; identificar os conteúdos curriculares que abordam as práticas ambientais e como são inseridos nas propostas pedagógicas; e avaliar os impactos que a abordagem da temática das práticas ambientais provoca na formação crítica e cidadã dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 427 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Crítica e Cidadã dos Estudantes estudantes | pt_BR |
Título: dc.title | A Importância das Práticas Ambientais Dentro do Contexto Escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons