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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Edí Carlos Rebouças de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nepomuceno, Maria José Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T14:46:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T14:46:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-03 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130989 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo analisa o papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil, considerando sua inserção histórica e funcional no contexto da crise estrutural do capital. A formação universitária no país, iniciada tardiamente em relação a outras nações, foi gradativamente expandida por meio de universidades federais, estaduais e institutos federais. Contudo, ao longo de seu desenvolvimento, essas instituições foram moldadas segundo as exigências do capital, assumindo caráter utilitarista e subordinado às demandas do mercado. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada no método materialista histórico-dialético, utilizou revisão bibliográfica para compreender como as IFES, sob a hegemonia neoliberal, privilegiam a formação técnica e científica em detrimento da formação humana integral. O estudo evidencia que, diante da financeirização, da reestruturação produtiva e do avanço do neoliberalismo a partir dos anos 1970, a educação superior passou a ser direcionada à empregabilidade, à produtividade e à legitimação da ordem vigente. Nesse cenário, políticas públicas como o REUNI (2007), embora apresentadas sob o discurso de democratização, reforçaram a vinculação das universidades às necessidades do sistema do capital, ao expandirem vagas e cursos em áreas estratégicas para o mercado, sem garantir necessariamente uma formação crítica e emancipatória. Conclui-se que as IFES, ao alinharem-se estruturalmente à lógica da valorização do valor, cumprem papel estratégico na reprodução das desigualdades sociais, funcionando como engrenagens do sistema. A superação dessa condição exige romper com a subordinação ao capital e recolocar no centro do projeto universitário a formação humana plena, crítica e socialmente referenciada. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Título: dc.title | AS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – IFES NO BRASIL: FUNÇÃO SOCIAL E SUBORDINAÇÃO AO SISTEMA DO CAPITAL (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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