Ensino de Libras Para Estudante Cego do Curso Licenciatura da Computação: Relato de Experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Cardoso, Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-10T18:43:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-10T18:43:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1372-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Libraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130979-
Resumo: dc.description.abstractEste relato de experiência descreve o processo de ensino da disciplina de Libras para um estudante cego do curso de Licenciatura em Computação no IFPE – Campus Afogados da Ingazeira. A pesquisa teve como objetivo refletir sobre práticas metodológicas, adaptações e recursos utilizados, analisando seus êxitos e limitações. A metodologia adotada consistiu em entrevistas semiestruturadas com a professora responsável e o estudante, complementadas pela observação do processo pedagógico. Foram aplicadas estratégias como Libras tátil, produção de materiais em alto-relevo, uso de audiodescrição, adaptação de slides e elaboração de conteúdos em braille e em formatos digitais compatíveis com leitores de tela. O apoio da turma, a atuação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) e o acompanhamento por tutor de pares também contribuíram para o processo inclusivo. Identificaram-se, contudo, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina, à assimilação das expressões faciais e à falta de tempo para prática fora do ambiente escolar. Apesar dos desafios, o estudo evidencia que, com estratégias adequadas e formação docente continuada, é possível promover a inclusão efetiva de estudantes com deficiência visual no ensino da Libras. Ressalta-se que o processo inclusivo beneficia não apenas o estudante com deficiência, mas toda a comunidade acadêmica, estimulando práticas pedagógicas mais acessíveis e reflexivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent317 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Libraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudante Cegopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Metodológicaspt_BR
Título: dc.titleEnsino de Libras Para Estudante Cego do Curso Licenciatura da Computação: Relato de Experiênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons