GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, ANA CARINA TEOTONIO-
Autor(es): dc.contributor.authorLUDKA, VANESSA MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-10T12:34:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-10T12:34:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-10-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130969-
Resumo: dc.description.abstractA presente Produção Técnica Educacional consiste na elaboração de um guia didático pedagógico com o objetivo de auxiliar professores de Geografia na realização de um Trabalho de Campo (TC), facilitando a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. A escolha da temática "Trabalho de Campo na Geografia Escolar" surgiu a partir da experiência profissional da pesquisadora, que identificou a necessidade de instruir e orientar os professores na organização de aulas de campo. Esse processo busca aliar teoria e prática, incentivando os estudantes a interagirem com a realidade por meio dos conceitos estudados em sala de aula. No Trabalho de Campo, o aprendizado ocorre de forma gradual e contextualizada com a realidade. O aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se um problematizador, questionando e construindo o conhecimento. Ao longo da história da Geografia, o Trabalho de Campo tem sido utilizado sob diversos aspectos e interesses, desde sua aplicação como metodologia para coleta de informações até o mapeamento de territórios em grandes expedições. Com a sistematização da Geografia como ciência, seu uso passou a estar vinculado à pesquisa científica. Posteriormente, na Geografia Escolar, o Trabalho de Campo começou a ser empregado como metodologia de ensino e recurso pedagógico, entre outras finalidades. O Trabalho de Campo é uma oportunidade de pesquisa fora da sala de aula, pois permite observar a ação da sociedade no tempo e no espaço. Além disso, oferece uma forma de estudar a realidade, distanciando-se dos textos apresentados em alguns livros didáticos. Utilizar o Trabalho de Campo como uma ferramenta de ensino aprendizagem é, por sua vez, uma maneira de buscar fontes que expliquem as funções da paisagem na área visitada. Os alunos devem ser incentivados a conhecer e reconhecer as transformações históricas observadas ao longo do trajeto percorrido. O desafio é realizar trabalhos de campo de modo que teoria e prática sejam articuladas de forma reflexiva, contribuindo para a construção de novos conhecimentos sobre a realidade geográfica. Neste manual, o professor encontrará a definição de Trabalho de Campo, o passo a passo para sua realização, recomendações, um exemplo de roteiro para TC no Norte do Paraná (Cornélio Procópio, Assaí e Londrina), modelos de autorizações, além de propostas de atividades antes e após o trabalho de campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleGUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons