Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, ANA CARINA TEOTONIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUDKA, VANESSA MARIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T12:34:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T12:34:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130969 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Produção Técnica Educacional consiste na elaboração de um guia didático pedagógico com o objetivo de auxiliar professores de Geografia na realização de um Trabalho de Campo (TC), facilitando a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula. A escolha da temática "Trabalho de Campo na Geografia Escolar" surgiu a partir da experiência profissional da pesquisadora, que identificou a necessidade de instruir e orientar os professores na organização de aulas de campo. Esse processo busca aliar teoria e prática, incentivando os estudantes a interagirem com a realidade por meio dos conceitos estudados em sala de aula. No Trabalho de Campo, o aprendizado ocorre de forma gradual e contextualizada com a realidade. O aluno deixa de ser um agente passivo e torna-se um problematizador, questionando e construindo o conhecimento. Ao longo da história da Geografia, o Trabalho de Campo tem sido utilizado sob diversos aspectos e interesses, desde sua aplicação como metodologia para coleta de informações até o mapeamento de territórios em grandes expedições. Com a sistematização da Geografia como ciência, seu uso passou a estar vinculado à pesquisa científica. Posteriormente, na Geografia Escolar, o Trabalho de Campo começou a ser empregado como metodologia de ensino e recurso pedagógico, entre outras finalidades. O Trabalho de Campo é uma oportunidade de pesquisa fora da sala de aula, pois permite observar a ação da sociedade no tempo e no espaço. Além disso, oferece uma forma de estudar a realidade, distanciando-se dos textos apresentados em alguns livros didáticos. Utilizar o Trabalho de Campo como uma ferramenta de ensino aprendizagem é, por sua vez, uma maneira de buscar fontes que expliquem as funções da paisagem na área visitada. Os alunos devem ser incentivados a conhecer e reconhecer as transformações históricas observadas ao longo do trajeto percorrido. O desafio é realizar trabalhos de campo de modo que teoria e prática sejam articuladas de forma reflexiva, contribuindo para a construção de novos conhecimentos sobre a realidade geográfica. Neste manual, o professor encontrará a definição de Trabalho de Campo, o passo a passo para sua realização, recomendações, um exemplo de roteiro para TC no Norte do Paraná (Cornélio Procópio, Assaí e Londrina), modelos de autorizações, além de propostas de atividades antes e após o trabalho de campo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANA CARINA TEOTONIO BARROS.pdf | 6,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130969/2/ANA CARINA TEOTONIO BARROS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons