Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Cleyton Henrique Teodoro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Bruno Roberto Magrini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T13:26:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T13:26:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130966 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar a aplicabilidade do método PDCA (Plan, Do, Check, Act) no contexto educacional, com ênfase na qualificação do planejamento pedagógico como instrumento estratégico de gestão e melhoria contínua. O PDCA, originalmente desenvolvido no campo da administração e da gestão da qualidade, é aqui explorado sob uma perspectiva educativa, considerando sua estrutura cíclica e adaptável aos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa apresenta natureza qualitativa e está fundamentada em revisão bibliográfica, dialogando com autores que tratam da gestão escolar, do planejamento pedagógico e das práticas docentes reflexivas. Discute-se a importância de integrar as etapas do PDCA ao cotidiano das instituições de ensino, desde a definição de metas pedagógicas até a análise sistemática dos resultados obtidos, promovendo ajustes e inovações sustentadas por evidências. Argumenta-se que a aplicação consciente e contextualizada do método pode potencializar a eficiência das ações educativas, fomentar a cultura da avaliação formativa e contribuir para o desenvolvimento de uma gestão escolar participativa e orientada por resultados concretos. O estudo conclui que o PDCA, ao ser incorporado de forma crítica e intencional, pode se tornar um aliado importante na construção de processos pedagógicos mais organizados, coerentes e efetivos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | O MÉTODO PDCA APLICADO À EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL CONTÍNUO E EFICAZ (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: