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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kesseles, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-10T00:26:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-10T00:26:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130965 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Cada vez mais se verifica a necessidade de os alunos encontrarem em suas respectivas salas de aula um ambiente amigável, dinâmico e que leve suas demandas em conta. Para responder a essas questões, a metodologia lúdica baseada em jogos surge como uma possibilidade viável. Contudo, apenas o uso da metodologia lúdica não é suficiente, uma vez que, usualmente, a atividade não envolve a fase de avaliação dos conhecimentos da turma. Por isso, ainda que em sala de aula a turma eventualmente apresente uma boa participação, ao serem confrontados com uma avaliação tradicional, os alunos podem se sentir pressionados, e isso gerar erros na elaboração das respostas que não aconteceriam em situações de menos pressão. Uma metodologia de avaliação continuada pode ser acrescentada à dinâmica de sala de aula para amenizar tais problemas. Assim sendo, este trabalho visa trazer ao debate não somente à proposição do uso de um jogo didático no ensino do tema de lançamento oblíquo, mas também de discutir as bases para o uso do jogo digital como uma nova forma de o professor conseguir avaliar os alunos sem a exigência de uma prova ou teste, afim de que se possa explorar novos caminhos como o guia proposto ao longo deste trabalho. Em auxilio a esta proposta, a plataforma online Playfab surge como uma alternativa que permite ao professor gerenciar os dados obtidos automaticamente enquanto os alunos jogam as partidas. Com a junção destas duas metodologias, lúdica (através do jogo) e avaliação continuada (através da plataforma Playfab), o professor consegue um ensino imersivo, dotado de uma nova forma de aferição sobre como as informações estão estruturadas na mente do aluno e como este está absorvendo os conhecimentos apresentados em sala de aula. Em questionários feitos com dez voluntários – professores de Física do Ensino Médio – se verificou a aceitação e o quão alinhado com as expectativas destes o projeto se encontra e, em ambos os aspectos, foi relatado pelos voluntários que o projeto cumpre de forma satisfatória o que se propõem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 386 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos Digitais aplicados ao Ensino de Física: uma proposta de avaliação dinâmica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional.pdf | 385,28 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130965/2/Produto Educacional.pdfDownload |
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