Jogos Digitais aplicados ao Ensino de Física: uma proposta de avaliação dinâmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKesseles, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-10T00:26:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-10T00:26:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-28-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130965-
Resumo: dc.description.abstractCada vez mais se verifica a necessidade de os alunos encontrarem em suas respectivas salas de aula um ambiente amigável, dinâmico e que leve suas demandas em conta. Para responder a essas questões, a metodologia lúdica baseada em jogos surge como uma possibilidade viável. Contudo, apenas o uso da metodologia lúdica não é suficiente, uma vez que, usualmente, a atividade não envolve a fase de avaliação dos conhecimentos da turma. Por isso, ainda que em sala de aula a turma eventualmente apresente uma boa participação, ao serem confrontados com uma avaliação tradicional, os alunos podem se sentir pressionados, e isso gerar erros na elaboração das respostas que não aconteceriam em situações de menos pressão. Uma metodologia de avaliação continuada pode ser acrescentada à dinâmica de sala de aula para amenizar tais problemas. Assim sendo, este trabalho visa trazer ao debate não somente à proposição do uso de um jogo didático no ensino do tema de lançamento oblíquo, mas também de discutir as bases para o uso do jogo digital como uma nova forma de o professor conseguir avaliar os alunos sem a exigência de uma prova ou teste, afim de que se possa explorar novos caminhos como o guia proposto ao longo deste trabalho. Em auxilio a esta proposta, a plataforma online Playfab surge como uma alternativa que permite ao professor gerenciar os dados obtidos automaticamente enquanto os alunos jogam as partidas. Com a junção destas duas metodologias, lúdica (através do jogo) e avaliação continuada (através da plataforma Playfab), o professor consegue um ensino imersivo, dotado de uma nova forma de aferição sobre como as informações estão estruturadas na mente do aluno e como este está absorvendo os conhecimentos apresentados em sala de aula. Em questionários feitos com dez voluntários – professores de Física do Ensino Médio – se verificou a aceitação e o quão alinhado com as expectativas destes o projeto se encontra e, em ambos os aspectos, foi relatado pelos voluntários que o projeto cumpre de forma satisfatória o que se propõem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent386 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino lúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Título: dc.titleJogos Digitais aplicados ao Ensino de Física: uma proposta de avaliação dinâmicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons