
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de Aquino Araújo, Adriana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Matos Machado, Diego Antônio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar da Silveira, Ana Carolina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rebouças Monteiro, Milane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | da Silva Soares, Francisco Thiago | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:16:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T13:16:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1365 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ensino da Disciplina de Matemática | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130954 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o uso das tecnologias no ensino da disciplina de Matemática, destacando suas principais perspectivas para o processo de implementação nos anos finais do ensino fundamental. A escolha do tema se justifica pela crescente presença das tecnologias na sociedade e pela necessidade de compreender como elas podem ser aplicadas de forma eficaz no ensino dessa disciplina, contribuindo para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, atrativo e significativo para os estudantes. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de diferentes autores que discutem o papel das tecnologias digitais no contexto escolar. Foram selecionados artigos, livros e documentos oficiais que abordam a integração dos recursos tecnológicos ao ensino da Matemática, bem como os desafios e possibilidades que acompanham esse processo. O trabalho se estrutura a partir de três objetivos específicos: explanar sobre o uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem; discutir como as tecnologias podem atuar como aliadas no ensino da disciplina de Matemática; e apontar os principais desafios encontrados na utilização dessas tecnologias dentro do contexto escolar. A abordagem adotada busca fornecer uma visão ampla e crítica sobre o tema, considerando tanto o potencial pedagógico das tecnologias quanto as limitações e obstáculos que precisam ser superados. Assim, este estudo contribui para ampliar o debate sobre práticas inovadoras e para a reflexão sobre políticas e estratégias capazes de fortalecer o uso consciente e eficaz das tecnologias na educação matemática. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 629 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Disciplina de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Uso da Tecnologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação Pedagógica | pt_BR |
| Título: dc.title | O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Perspectivas Para a Implementação Dentro do Ensino Fundamental anos Finais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons