O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Perspectivas Para a Implementação Dentro do Ensino Fundamental anos Finais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues de Aquino Araújo, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorMatos Machado, Diego Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar da Silveira, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorRebouças Monteiro, Milane-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Soares, Francisco Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T13:16:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T13:16:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1365-
identificador: dc.identifier.otherEnsino da Disciplina de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130954-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o uso das tecnologias no ensino da disciplina de Matemática, destacando suas principais perspectivas para o processo de implementação nos anos finais do ensino fundamental. A escolha do tema se justifica pela crescente presença das tecnologias na sociedade e pela necessidade de compreender como elas podem ser aplicadas de forma eficaz no ensino dessa disciplina, contribuindo para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, atrativo e significativo para os estudantes. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de diferentes autores que discutem o papel das tecnologias digitais no contexto escolar. Foram selecionados artigos, livros e documentos oficiais que abordam a integração dos recursos tecnológicos ao ensino da Matemática, bem como os desafios e possibilidades que acompanham esse processo. O trabalho se estrutura a partir de três objetivos específicos: explanar sobre o uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem; discutir como as tecnologias podem atuar como aliadas no ensino da disciplina de Matemática; e apontar os principais desafios encontrados na utilização dessas tecnologias dentro do contexto escolar. A abordagem adotada busca fornecer uma visão ampla e crítica sobre o tema, considerando tanto o potencial pedagógico das tecnologias quanto as limitações e obstáculos que precisam ser superados. Assim, este estudo contribui para ampliar o debate sobre práticas inovadoras e para a reflexão sobre políticas e estratégias capazes de fortalecer o uso consciente e eficaz das tecnologias na educação matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent629 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Disciplina de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUso da Tecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInovação Pedagógicapt_BR
Título: dc.titleO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Perspectivas Para a Implementação Dentro do Ensino Fundamental anos Finaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons