NOVO ENSINO MÉDIO: Avanços e Retrocessos Visualizados

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues de Aquino Araújo, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorMatos Machado, Diego Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorLima da Silva Leoncio, Iracema-
Autor(es): dc.contributor.authorAguiar Lemos, Dannadat-
Autor(es): dc.contributor.authorRebouças Monteiro, Milane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T13:01:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T13:01:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1363-
identificador: dc.identifier.otherNovo Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130952-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo geral discutir sobre as perspectivas trazidas pelo Novo Ensino Médio em seus avanços e retrocessos. Essa temática se mostra relevante devido à necessidade de compreender os impactos dessa reforma educacional sobre a formação dos estudantes, considerando suas implicações pedagógicas, curriculares e sociais. A escolha do tema justifica-se pela importância de analisar como essa política pública está sendo implementada, quais desafios emergem nesse processo e de que maneira ela pode contribuir ou limitar a qualidade da educação no país. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, reunindo contribuições teóricas de autores que investigam a política educacional brasileira, com foco na reestruturação do ensino médio. Como objetivos específicos, busca-se explicar os principais pontos da reforma do ensino médio; apresentar os contextos e tensões da implementação do Novo Ensino Médio; e dialogar sobre os principais avanços e perspectivas futuras proporcionadas por essa política educacional. A metodologia utilizada possibilita uma análise crítica, contrapondo avanços e retrocessos apontados por diferentes estudiosos, permitindo compreender de forma abrangente as mudanças propostas e seu alinhamento com as demandas contemporâneas da sociedade. Dessa forma, o estudo pretende contribuir para o debate acadêmico e social sobre a adequação e efetividade do Novo Ensino Médio, bem como fornecer subsídios para reflexões ampliadas, que possam embasar melhorias e ajustes na política pública desenvolvida, visando garantir uma educação mais inclusiva, contextualizada e de qualidade para todos os estudantes brasileiros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent636 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReforma Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvanços e Retrocessospt_BR
Título: dc.titleNOVO ENSINO MÉDIO: Avanços e Retrocessos Visualizadospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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