
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de Aquino Araújo, Adriana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Matos Machado, Diego Antônio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lima da Silva Leoncio, Iracema | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aguiar Lemos, Dannadat | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rebouças Monteiro, Milane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:01:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T13:01:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1363 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130952 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo geral discutir sobre as perspectivas trazidas pelo Novo Ensino Médio em seus avanços e retrocessos. Essa temática se mostra relevante devido à necessidade de compreender os impactos dessa reforma educacional sobre a formação dos estudantes, considerando suas implicações pedagógicas, curriculares e sociais. A escolha do tema justifica-se pela importância de analisar como essa política pública está sendo implementada, quais desafios emergem nesse processo e de que maneira ela pode contribuir ou limitar a qualidade da educação no país. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, reunindo contribuições teóricas de autores que investigam a política educacional brasileira, com foco na reestruturação do ensino médio. Como objetivos específicos, busca-se explicar os principais pontos da reforma do ensino médio; apresentar os contextos e tensões da implementação do Novo Ensino Médio; e dialogar sobre os principais avanços e perspectivas futuras proporcionadas por essa política educacional. A metodologia utilizada possibilita uma análise crítica, contrapondo avanços e retrocessos apontados por diferentes estudiosos, permitindo compreender de forma abrangente as mudanças propostas e seu alinhamento com as demandas contemporâneas da sociedade. Dessa forma, o estudo pretende contribuir para o debate acadêmico e social sobre a adequação e efetividade do Novo Ensino Médio, bem como fornecer subsídios para reflexões ampliadas, que possam embasar melhorias e ajustes na política pública desenvolvida, visando garantir uma educação mais inclusiva, contextualizada e de qualidade para todos os estudantes brasileiros. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 636 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma Educacional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avanços e Retrocessos | pt_BR |
| Título: dc.title | NOVO ENSINO MÉDIO: Avanços e Retrocessos Visualizados | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons