Possibilidades de Letramento Crítico-Transformador na Educação do Campo: Um Estudo na EMEIF de Carapina no Município de Cametá-PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde Jesus Teles Alves, Jovanilda-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho Pinto, Fábio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T12:35:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T12:35:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1360-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Pedagógicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130951-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo investiga a implementação da perspectiva crítico-transformadora de letramento na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) de Carapina, localizada em um contexto rural e socialmente vulnerável. A partir da análise das práticas pedagógicas e dos discursos dos profissionais da escola, observa-se que, embora haja iniciativas alinhadas com os princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire, a efetivação do letramento crítico enfrenta desafios estruturais, como a carência de recursos didáticos e a precariedade da infraestrutura. Além disso, identifica-se uma lacuna entre a concepção teórica e a prática pedagógica, dificultando a construção coletiva de um projeto educativo que dialogue com a diversidade cultural e social dos alunos. O estudo ressalta a importância da articulação institucional e do investimento em políticas públicas para fortalecer uma educação que promova a autonomia, a reflexão crítica e a cidadania ativa. Conclui-se que o letramento, entendido como prática social e política, pode contribuir para a transformação das realidades locais, desde que superadas as limitações materiais e organizacionais identificadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent944 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Crítico-Transformadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titlePossibilidades de Letramento Crítico-Transformador na Educação do Campo: Um Estudo na EMEIF de Carapina no Município de Cametá-PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons