
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Jesus Teles Alves, Jovanilda | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho Pinto, Fábio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T12:35:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T12:35:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1360 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130951 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo investiga a implementação da perspectiva crítico-transformadora de letramento na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) de Carapina, localizada em um contexto rural e socialmente vulnerável. A partir da análise das práticas pedagógicas e dos discursos dos profissionais da escola, observa-se que, embora haja iniciativas alinhadas com os princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire, a efetivação do letramento crítico enfrenta desafios estruturais, como a carência de recursos didáticos e a precariedade da infraestrutura. Além disso, identifica-se uma lacuna entre a concepção teórica e a prática pedagógica, dificultando a construção coletiva de um projeto educativo que dialogue com a diversidade cultural e social dos alunos. O estudo ressalta a importância da articulação institucional e do investimento em políticas públicas para fortalecer uma educação que promova a autonomia, a reflexão crítica e a cidadania ativa. Conclui-se que o letramento, entendido como prática social e política, pode contribuir para a transformação das realidades locais, desde que superadas as limitações materiais e organizacionais identificadas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 944 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento Crítico-Transformador | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
| Título: dc.title | Possibilidades de Letramento Crítico-Transformador na Educação do Campo: Um Estudo na EMEIF de Carapina no Município de Cametá-PA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons