Temas em educação médica: contribuições para uma prática humanizada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoeiro, Ana Cristina Vidigal-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Oneli de Fátima Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-09T21:28:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-09T21:28:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherTEMAS EM EDUCAÇÃO MÉDICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130944-
Resumo: dc.description.abstractA presente obra foi organizada com o intuito de fomentar reflexões sobre temáticas necessárias à educação médica, tendo como eixo de discussão contribuições oriundas de diferentes áreas do conhecimento incluindo as ciências sociais, psicologia, fenomenologia, entre outras. psicanálise, bioética, Trata-se de uma coletânea de textos organizados à luz das Humanidades Médicas, os quais suscitam importantes contribuições para analisar o papel que a Medicina exerce diante dos desafios que atravessam o contexto sanitário brasileiro. No total, a obra apresenta oito capítulos que abordam, sob diferentes enfoques, questões que atravessam o cotidiano da formação e prática médica, como a Integralidade, Subjetividade e Sintoma, Empatia, Humanização, Oncologia, Violência, Desigualdades Sociais e Saúde Mental, incluindo os aspectos éticos, sociais e políticos que incidem sobre o cenário da Medicina. Os capítulos foram construídos sob uma diversidade de perspectivas, o que contribui para enriquecer o debate sobre a formação médica, permitindo uma compreensão mais ampla das competências necessárias ao profissional de saúde no século XXI, bem como dos contextos socioculturais e políticos que influenciam sua atuação. Os textos dialogam com as diretrizes curriculares nacionais, com os princípios do Sistema Único de Saúde e com os debates contemporâneos em torno da interdisciplinaridade no cuidado em saúde. Mais do que oferecer respostas prontas, a coletânea de textos se propõe a provocar o pensamento, a estimular o diálogo e a troca de saberes, e a contribuir para a consolidação de uma educação médica que seja, de fato, comprometida com a equidade, com a ética e com a transformação social. Acreditamos que a formação médica precisa ser, antes de tudo, formadora de sujeitos críticos, sensíveis às realidades do território e comprometidos com a defesa da vida a partir de um olhar humanizado. Dessa forma, Temas em Educação Médica configura se como uma contribuição oportuna e necessária para o campo da educação e do ensino em saúde, especialmente em um contexto marcado por incertezas e transformações aceleradas. Desejamos que a leitura desta coletânea inspire práticas pedagógicas mais críticas, inovadoras e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. Que cada capítulo possa provocar reflexões e alimentar a formação de profissionais sensíveis às realidades do território, fortalecendo o compromisso ético e a responsabilidade social de todos que escolheram a Medicina como caminho de cuidado e transformação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectabordagem humanizadapt_BR
Título: dc.titleTemas em educação médica: contribuições para uma prática humanizadapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMedicinapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHumanidades Médicaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons