Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Soeiro, Ana Cristina Vidigal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Oneli de Fátima Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T21:28:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T21:28:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
identificador: dc.identifier.other | TEMAS EM EDUCAÇÃO MÉDICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130944 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente obra foi organizada com o intuito de fomentar reflexões sobre temáticas necessárias à educação médica, tendo como eixo de discussão contribuições oriundas de diferentes áreas do conhecimento incluindo as ciências sociais, psicologia, fenomenologia, entre outras. psicanálise, bioética, Trata-se de uma coletânea de textos organizados à luz das Humanidades Médicas, os quais suscitam importantes contribuições para analisar o papel que a Medicina exerce diante dos desafios que atravessam o contexto sanitário brasileiro. No total, a obra apresenta oito capítulos que abordam, sob diferentes enfoques, questões que atravessam o cotidiano da formação e prática médica, como a Integralidade, Subjetividade e Sintoma, Empatia, Humanização, Oncologia, Violência, Desigualdades Sociais e Saúde Mental, incluindo os aspectos éticos, sociais e políticos que incidem sobre o cenário da Medicina. Os capítulos foram construídos sob uma diversidade de perspectivas, o que contribui para enriquecer o debate sobre a formação médica, permitindo uma compreensão mais ampla das competências necessárias ao profissional de saúde no século XXI, bem como dos contextos socioculturais e políticos que influenciam sua atuação. Os textos dialogam com as diretrizes curriculares nacionais, com os princípios do Sistema Único de Saúde e com os debates contemporâneos em torno da interdisciplinaridade no cuidado em saúde. Mais do que oferecer respostas prontas, a coletânea de textos se propõe a provocar o pensamento, a estimular o diálogo e a troca de saberes, e a contribuir para a consolidação de uma educação médica que seja, de fato, comprometida com a equidade, com a ética e com a transformação social. Acreditamos que a formação médica precisa ser, antes de tudo, formadora de sujeitos críticos, sensíveis às realidades do território e comprometidos com a defesa da vida a partir de um olhar humanizado. Dessa forma, Temas em Educação Médica configura se como uma contribuição oportuna e necessária para o campo da educação e do ensino em saúde, especialmente em um contexto marcado por incertezas e transformações aceleradas. Desejamos que a leitura desta coletânea inspire práticas pedagógicas mais críticas, inovadoras e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. Que cada capítulo possa provocar reflexões e alimentar a formação de profissionais sensíveis às realidades do território, fortalecendo o compromisso ético e a responsabilidade social de todos que escolheram a Medicina como caminho de cuidado e transformação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,65 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | abordagem humanizada | pt_BR |
Título: dc.title | Temas em educação médica: contribuições para uma prática humanizada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Medicina | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Humanidades Médicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TEMAS EM EDUCAÇÃO MÉDICA.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130944/2/TEMAS EM EDUCAÇÃO MÉDICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons