
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Santos, Joice Lilian | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T12:44:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T12:44:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1361 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Inclusiva e Equitativa | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130938 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O PDI garante o direito à inclusão e à igualdade na escola, contribuindo para um progresso escolar mais humanizado, justo e igualitário permitindo à escola adaptar tanto o currículo quanto o ensino a cada aluno em particular, considerando suas necessidades, características e potencial. O PDI é uma maneira de descobrir e aprimorar as habilidades e competências de cada aluno, para que cada um possa alcançar seu pleno potencial acadêmico e social. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar a importância do PDI para o aluno com deficiência que estão nas salas de aula regulares através da revisão da literatura. No presente estudo empregou-se como metodologia, a pesquisa descritiva, através da revisão da literatura, conclui-se que o PDI é um instrumento fundamental para a promoção da acessibilidade no currículo nas salas regulares; entretanto, sua elaboração e aplicação demandam uma formação mais robusta dos profissionais que trabalham na escola, além de uma participação mais ativa da família e de outros especialistas que acompanham os educandos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 488 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva e Equitativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Individualização do Aluno com Deficiência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Necessidades, Características e Potencial do Aluno | pt_BR |
| Título: dc.title | A Importância do Plano de Desenvolvimento Individual Para o Aluno com Deficiência que Estão nas Salas de Aula Regulares | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons