
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves do Bonfim, Zenilci | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-09T11:21:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-09T11:21:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1355 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Educação Inclusiva e Equitativa | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130936 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O estudo analisa os desafios que circundam a prática pedagógica no contexto escolar sob ótica das questões de identidade e diversidade cultural, fatores essenciais para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. A pesquisa está alinhada à Lei 13.018/2014, que fomenta iniciativas culturais, assim como às Diretrizes Curriculares Nacionais, que visam o desenvolvimento de valores como solidariedade e democracia. Também se fundamenta na Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, além das diretrizes que abordam o combate ao racismo nas escolas. Além disso, se apoia em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e na revisão bibliográfica de autores como Candau (2023), que debate a ligação entre educação e cultura, entre outros. Com uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, a análise revela que, apesar dos progressos em termos legais e normativos, persistem práticas monoculturais, resistências institucionais e lacunas na formação dos professores que dificultam a real valorização da diversidade no cotidiano escolar. O artigo evidencia que é necessário renovar as práticas pedagógicas de forma intencional e efetiva para integrar a diversidade cultural e promover o respeito e o diálogo. Conclui-se que o enfrentamento desses entraves requer planejamento estratégico e colaborativo, articulação efetiva entre a gestão escolar e a comunidade, e implementação de ações formativas para o entendimento do multiculturalismo. O estudo contribui para o debate contemporâneo sobre políticas educacionais inclusivas e oferece subsídios para reflexão na área da Educação com enfoque na função da escola num contexto multicultural. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 551 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva e Equitativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais | pt_BR |
| Título: dc.title | Diversidade Cultural e Prática Pedagógica: Reflexões e Desafios na Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons