A formação continuada dos diretores escolares de Vitória/ES : em destaque a gestão escolar

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPezzali, Solange Maria Benincá-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Rodrigo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T21:24:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T21:24:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-30-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Dimensões_Gestão_Escolar_Desafios_Funçõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130935-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na linha de pesquisa “Formação de Professores em Ensino de Humanidades”, tendo como objeto de estudo a formação continuada dos diretores escolares no município de Vitória e suas implicações com a prática na gestão escolar. A questão central é entender de que maneira os processos formativos, voltados aos diretores escolares no município de Vitória/ES, baseados nos princípios da gestão democrática, articulam-se com algumas dimensões e atribuições inerentes à função. Como objetivo geral, pretende-se compreender como os processos de formação continuada dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Vitória, sob uma perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa, articulamse às diversas dimensões da gestão escolar, sob a égide democrática. Adota-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com orientação teórico-metodológica baseada na Sociologia Compreensiva de Max Weber. O referencial teórico está ancorado nos estudos de Vitor Paro (1992, 1996, 2008, 2009, 2010, 2011) e Luiz Fernandes Dourado (2006) para fundamentar a discussão sobre gestão escolar, especialmente em sua dimensão democrática e voltada para a autonomia e nas contribuições de Tardif (2002), Alarcão (2021), Nóvoa (1992, 2002) e Schön (2001 no campo da formação continuada, crítico-reflexiva e colaborativa. Como produto educacional, a formação foi construída com base nas demandas dos próprios sujeitos e resultou na elaboração de um e-book.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent34.9MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação continuada para diretorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgestão escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgestão democráticapt_BR
Título: dc.titleA formação continuada dos diretores escolares de Vitória/ES : em destaque a gestão escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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