Tecnologias digitais na educação do campo – Tecendo fios dialógicos de humanização e emancipação : uma análise no contexto da escola família agrícola de Ibitirama

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBernardo, Luiz Fernando Leal-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreto, Charles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T21:08:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T21:08:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-07-
identificador: dc.identifier.othersemeando-girassoispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130934-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como foco o trabalho docente do professor da educação do campo e sua relação com o uso das tecnologias digitais. A investigação foi realizada na Escola Família Agrícola de Ibitirama (EFAI), vinculada à rede do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), situada na comunidade de São José do Caparaó, localizada no município de Ibitirama/ES. O objetivo geral da pesquisa foi investigar o potencial didático das tecnologias digitais na práxis docente dos monitores da unidade de ensino pesquisada. Almejamos, assim, ampliar os recursos pedagógicos disponíveis nas escolas do campo e facilitar os processos metodológicos dos educadores que nelas atuam. Entende-se que as reflexões e práticas resultantes desta investigação poderão contribuir, significativamente, para o avanço do conhecimento no campo das humanidades, especialmente no que tange à formação de professores. Em relação aos referenciais teóricos, a pesquisa adotou, em especial, autores como Paulo Freire (1979, 1987, 2013, 2014, 2016, 2019, 2022), Caldart (2009), Molina (2010, 2015), Moran (2013), Kenski (2007, 2013), Gatti (2000, 2005), Jesus (2011, 2018), Gimonet (1998, 2007) e Begnami (2002, 2023). Desse modo, a investigação fundamentou-se nos princípios freirianos, que compreendem a formação docente como um processo de partilha e de diálogo, voltado à promoção da práxis. Essa abordagem dialoga diretamente com os pressupostos da Pedagogia da Alternância, metodologia também explorada neste estudo. Em termos metodológicos, adotamos uma abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa colaborativa, conforme apresentado por Ibiapina (2008), que compreende a pesquisa como espaço de formação fundamentado no diálogo e na cooperação. A análise dos dados, por sua vez, se deu à luz da triangulação metodológica, conforme delineado por Minayo (2010). Assim, o foco se voltou para o desenvolvimento de uma proposta formativa direcionada para os monitores da escola estudada, promovendo o diálogo, a reflexão crítica e o entrelaçamento entre os saberes da educação do campo, da pedagogia da alternância e das potencialidades das tecnologias digitais. Os resultados apontam que a EFAI ainda faz uso limitado das ferramentas digitais, além de revelar inúmeros desafios em sua utilização nas práticas pedagógicas. Compreendemos o campo como um território de disputas, no qual se evidenciam as lutas de classes. Nesse contexto, a formação em tecnologias digitais desenvolvida mostrou-se uma ação potente para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem no âmbito da Pedagogia da Alternância. Como produto final, elaboramos um material educativo, com base nas contribuições oriundas do processo formativo, em formato de e-book, inspirado nos cadernos de formação freirianos, que documentou o percurso formativo realizado, reunindo as experiências e as contribuições dos monitores do campo, além de apresentar sugestões de atividades que integrem as tecnologias digitais ao contexto educacional campesino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32,1MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Título: dc.titleTecnologias digitais na educação do campo – Tecendo fios dialógicos de humanização e emancipação : uma análise no contexto da escola família agrícola de Ibitiramapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons