Representações sociais na pós-verdade : ensino de humanidades e luta contra as fake news para uma educação da práxis libertadora

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Maria Izabel Mauricio da-
Autor(es): dc.contributor.authorSACCHETTO, Diemerson da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T19:58:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T19:58:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-13-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Fake_News_Diálogos_Reflexõespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130933-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma dissertação situada na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vincula-se à linha temática de Psicologia, Saúde e Educação, e tem como objetivo compreender os impactos das fake news, de temas em conflito e de relevância social nos processos educacionais das redes pública e privada de ensino. Busca-se, ainda, refletir sobre como potencializar e instrumentalizar os jovens para a leitura e análise crítica da realidade, utilizando, para tanto, metodologias freireanas. Os referenciais teóricos baseiam-se na Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici (2004), dentro da abordagem estrutural de Jean Claude Abric, na epistemologia de Gaston Bachelard (1938) e na pedagogia de Paulo Freire (1987). Em termos metodológicos, o percurso seguiu a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (2004), em sua abordagem estrutural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo levantamento de dados será realizado por meio de questionários direcionados a alunos do ensino médio da rede pública. Por fim, objetiva-se a construção de um produto educacional em formato de e-book, voltado para a comunidade escolar, que reflita sobre o fenômeno das fake news na educação, buscando identificar possíveis caminhos para o combate à desinformação e para a potencialização do ensino de ciências humanas, com base em metodologias freireanas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFake Newspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPós-verdadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObstáculos epistemológicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de humanidadespt_BR
Título: dc.titleRepresentações sociais na pós-verdade : ensino de humanidades e luta contra as fake news para uma educação da práxis libertadorapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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