Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau - FURB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Daniela Maysa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T18:37:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T18:37:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Metodologias ativas - livro completo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130931 | - |
Resumo: dc.description.abstract | "Ao pensar no ponto de partida da prática docente, compreende-se que ensinar é primeiro entender aquilo que o docente precisa ensinar. Quando a partir dessa concepção particular de entendimento sobre o ensino, as ideias compreendidas precisam ser transformadas, em algo ensinável para os alunos, percorrendo assim, um caminho entre o conteúdo e a mente dos alunos. Existem diversas formas observáveis de ensino em sala de aula, que representam o modo particular de ensino, a partir da definição de estratégias de ensino aprendizagem que demonstram o raciocínio pedagógico do docente. Durante essa interação e troca de conhecimentos em sala de aula, o professor precisa avaliar o processo de ensino aprendizagem e entender o que um aluno entende, para se certificar que sua estratégia de aprendizagem foi adequada às necessidades da turma. Assim, a avaliação leva diretamente à reflexão, pois ao analisar criticamente o desempenho, seja do aluno ou da própria prática docente, neste momento de revisitar o ensino, há uma nova compreensão da práxis docente, com a consolidação dos novos entendimentos da experiência, o que permite um novo começo, que sempre será um novo ponto de partida e de chegada!". Este livro é o resultado de um trabalho coletivo idealizado pelo grupo de professores da primeira turma deste novo formato do Programa, oferecido desde o primeiro semestre de 2022, e visa compartilhar as práticas do programa e as experiências de professores universitários e estudantes, com o objetivo de contribuir para a inovação nas práticas de ensino. O livro intenta contribuir à ampliação do repertório docente, apresentando diferentes metodologias e reflexões sobre sua aplicação, contando com a participação de professores e estudantes que compartilham suas histórias de sucesso com o uso de métodos ativos, e assim visa estimular a criatividade e inspirar novas práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5043 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativas de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relatos de experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
Título: dc.title | Metodologias ativas: práticas criativas e reflexivas na universidade: experiências do Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas (PFCMA) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Formação Continuada em Metodologias Ativas (PFCMA) - PROEN/FURB | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
metodologias ativas - livro completo.pdf | Metodologias Ativas: práticas criativas e reflexivas na universidade: experiências do Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas (PFCMA) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) | 5,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130931/1/metodologias ativas - livro completo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: