Metodologias ativas: práticas criativas e reflexivas na universidade: experiências do Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas (PFCMA) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenau - FURBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Daniela Maysa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T18:37:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T18:37:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
identificador: dc.identifier.otherMetodologias ativas - livro completopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130931-
Resumo: dc.description.abstract"Ao pensar no ponto de partida da prática docente, compreende-se que ensinar é primeiro entender aquilo que o docente precisa ensinar. Quando a partir dessa concepção particular de entendimento sobre o ensino, as ideias compreendidas precisam ser transformadas, em algo ensinável para os alunos, percorrendo assim, um caminho entre o conteúdo e a mente dos alunos. Existem diversas formas observáveis de ensino em sala de aula, que representam o modo particular de ensino, a partir da definição de estratégias de ensino aprendizagem que demonstram o raciocínio pedagógico do docente. Durante essa interação e troca de conhecimentos em sala de aula, o professor precisa avaliar o processo de ensino aprendizagem e entender o que um aluno entende, para se certificar que sua estratégia de aprendizagem foi adequada às necessidades da turma. Assim, a avaliação leva diretamente à reflexão, pois ao analisar criticamente o desempenho, seja do aluno ou da própria prática docente, neste momento de revisitar o ensino, há uma nova compreensão da práxis docente, com a consolidação dos novos entendimentos da experiência, o que permite um novo começo, que sempre será um novo ponto de partida e de chegada!". Este livro é o resultado de um trabalho coletivo idealizado pelo grupo de professores da primeira turma deste novo formato do Programa, oferecido desde o primeiro semestre de 2022, e visa compartilhar as práticas do programa e as experiências de professores universitários e estudantes, com o objetivo de contribuir para a inovação nas práticas de ensino. O livro intenta contribuir à ampliação do repertório docente, apresentando diferentes metodologias e reflexões sobre sua aplicação, contando com a participação de professores e estudantes que compartilham suas histórias de sucesso com o uso de métodos ativos, e assim visa estimular a criatividade e inspirar novas práticas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5043pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativas de ensino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelatos de experiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
Título: dc.titleMetodologias ativas: práticas criativas e reflexivas na universidade: experiências do Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas (PFCMA) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Formação Continuada em Metodologias Ativas (PFCMA) - PROEN/FURBpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
metodologias ativas - livro completo.pdfMetodologias Ativas: práticas criativas e reflexivas na universidade: experiências do Programa de Formação Continuada de Professores em Metodologias Ativas (PFCMA) da Universidade Regional de Blumenau (FURB)5,04 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1130931/1/metodologias ativas - livro completo.pdfDownload