MICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: estratégias para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos em contextos presenciais e remotos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goiano - Campus Urutaípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana Silva, Elaine-
Autor(es): dc.contributor.authorCésar Ferreira, Júlio-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Felicio, Cinthia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T22:16:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T22:16:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-22-
identificador: dc.identifier.otherExplorando Estrangeirismos em Inglês por meio de Microaprendizagem e Aprendizagem por Parespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130922-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo analisa como o uso de recursos de microaprendizagem, mediados pelo aplicativo de mensagens instantâneas e articulados à metodologia de Instrução por Pares, pode contribuir para a compreensão e a contextualização de estrangeirismos em língua inglesa por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), diante dos desafios que esse público enfrenta na aprendizagem de uma segunda língua e da presença crescente dos estrangeirismos em seu cotidiano. A pesquisa parte da necessidade de repensar o ensino de inglês a partir de práticas pedagógicas acessíveis, contextualizadas, significativas e alinhadas aos seus saberes. Sustenta-se na hipótese de que a articulação entre microaprendizagem, mediada pelo aplicativo WhatsApp, e a metodologia ativa da Instrução por Pares pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais inclusivo, participativo e crítico. O percurso investigativo envolveu a elaboração de dois artigos científicos e de um produto educacional: uma sequência didática composta por atividades presenciais e microatividades enviadas por meio do aplicativo. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e participativa, desenvolvida em uma escola pública de Paracatu-MG. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações, diário de campo e interações digitais. Os resultados evidenciam que a sequência didática favoreceu o engajamento dos estudantes, promovendo maior aproximação com a língua inglesa e possibilitou reflexões críticas sobre o uso de termos estrangeiros no cotidiano. Além disso, a estratégia mostrou-se eficaz para a valorização dos saberes prévios, a ampliação da autonomia e o fortalecimento das relações de aprendizagem colaborativa. A integração entre microaprendizagem, tecnologias digitais e metodologias ativas representa uma alternativa potente para o ensino de inglês da EJA. Mais do que ensinar uma nova língua, a proposta aqui apresentada busca abrir caminhos para uma educação mais justa, significativa, que forma cidadãos conscientes e realizados, para que sejam, acima de tudo, felizes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent53 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Inglêspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicroaprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstrangeirismospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Título: dc.titleMICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: estratégias para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos em contextos presenciais e remotospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGENEB)pt_BR
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