Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana Silva, Elaine | - |
Autor(es): dc.contributor.author | César Ferreira, Júlio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maria Felicio, Cinthia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T22:16:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T22:16:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Explorando Estrangeirismos em Inglês por meio de Microaprendizagem e Aprendizagem por Pares | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130922 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo analisa como o uso de recursos de microaprendizagem, mediados pelo aplicativo de mensagens instantâneas e articulados à metodologia de Instrução por Pares, pode contribuir para a compreensão e a contextualização de estrangeirismos em língua inglesa por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), diante dos desafios que esse público enfrenta na aprendizagem de uma segunda língua e da presença crescente dos estrangeirismos em seu cotidiano. A pesquisa parte da necessidade de repensar o ensino de inglês a partir de práticas pedagógicas acessíveis, contextualizadas, significativas e alinhadas aos seus saberes. Sustenta-se na hipótese de que a articulação entre microaprendizagem, mediada pelo aplicativo WhatsApp, e a metodologia ativa da Instrução por Pares pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais inclusivo, participativo e crítico. O percurso investigativo envolveu a elaboração de dois artigos científicos e de um produto educacional: uma sequência didática composta por atividades presenciais e microatividades enviadas por meio do aplicativo. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e participativa, desenvolvida em uma escola pública de Paracatu-MG. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações, diário de campo e interações digitais. Os resultados evidenciam que a sequência didática favoreceu o engajamento dos estudantes, promovendo maior aproximação com a língua inglesa e possibilitou reflexões críticas sobre o uso de termos estrangeiros no cotidiano. Além disso, a estratégia mostrou-se eficaz para a valorização dos saberes prévios, a ampliação da autonomia e o fortalecimento das relações de aprendizagem colaborativa. A integração entre microaprendizagem, tecnologias digitais e metodologias ativas representa uma alternativa potente para o ensino de inglês da EJA. Mais do que ensinar uma nova língua, a proposta aqui apresentada busca abrir caminhos para uma educação mais justa, significativa, que forma cidadãos conscientes e realizados, para que sejam, acima de tudo, felizes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 53 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Inglês | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Microaprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estrangeirismos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Título: dc.title | MICROAPRENDIZAGEM E INSTRUÇÃO POR PARES: estratégias para o ensino de língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos em contextos presenciais e remotos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGENEB) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons