
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dias Ribeiro, Luis Felipe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-06T20:50:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-06T20:50:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/1350 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Decolonization in Dune | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130911 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This paper looks forward to analyzing the decolonization process in Frank Herbert’s science fiction novel Dune ([1965] 2016), and as a central focus, the storyline that follows the protagonist Paul Atreides and the native population from the planet Arrakis, the Fremen. For this purpose, we used as a theoretical framework the first chapter from the book Science Fiction, Imperialism and the Third World: Essays on Postcolonial Literature and Film (2010), which is entitled Postcolonial Science Fiction: The Desert Planet (2010), by scholar Gerald Gaylard. Our analysis also incorporated key insights from Frantz Fanon’s The Wretched of the Earth ([1961] 2005), a foundational text for understanding the decolonization process. Building upon the insightful analyses of Gaylard and Fanon, this paper explores a post-colonial literary perspective, departing from conventional examinations of colonizer-colonized dynamics. The concluding section offers a reflection on the implications of colonization and the potential for decolonization within both fictional narratives and the broader global context. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 322 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonization in Dune | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Frank Herbert | pt_BR |
| Título: dc.title | Decolonizing The Future: What Does Frank Herbert’s Dune (1965) Teach Us About Colonization? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons