
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | VARGAS, Marciele Marrane Dalman | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | AZEVEDO, José Marlo Araújo de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Azêvedo, Hellen sandra Freires da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bernardes, Mariana Marrane Dalman | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-08T15:12:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-08T15:12:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130906 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O contexto educacional vem passando por transformações inovadoras em seus processos de ensino-aprendizagem, com isso, estudos apontam como o laboratório escolar contribui de forma significativa, para o desenvolvimento educacional. Quando utilizados corretamente as aulas em laboratório se tornam mais atrativas e os alunos com apoio do professor, relaciona a teoria com a prática, deixam de ser meros recebedores do conhecimento para seres operantes na construção do saber (Leal; Chieregatto, 2018). Desta forma, os laboratórios de Biologia tem-se demonstrado um espaço pedagógico essencial para a formação emancipadora voltada para o mundo do trabalho. As aulas práticas em laboratório contribuem com a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, sendo uma metodologia pedagógica essencial ao concretizar a teoria da sala de aula mediante a prática (Sousa; Sobreira Júnior, Paixão, 2021). O produto Educacional (PE) “Práticas científicas para o estudo da biologia no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária” surge como resultado da pesquisa realizada no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), intitulada “O uso de laboratórios de biologia como espaços pedagógicos para a educação integral na EPT”. O projeto está inserido no macroprojeto 6 – organização de espaços pedagógicos da EPT e desta forma visando consolidar o produto, a pesquisadora apresenta roteiros de aulas práticas desenvolvidas por professores que atuam no ensino médio técnico em agropecuária. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.695.159 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | aula prática. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade práticas; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Laboratório de biologia. | pt_BR |
| Título: dc.title | Práticas Científicas para o Estudo da Biologia no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Ciências Biológicas. | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não se aplica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional_Final completo_compressed.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1130906/2/Produto Educacional_Final completo_compressed.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons