Práticas Científicas para o Estudo da Biologia no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVARGAS, Marciele Marrane Dalman-
Autor(es): dc.contributor.authorAZEVEDO, José Marlo Araújo de-
Autor(es): dc.contributor.authorAzêvedo, Hellen sandra Freires da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBernardes, Mariana Marrane Dalman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-08T15:12:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-08T15:12:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1130906-
Resumo: dc.description.abstractO contexto educacional vem passando por transformações inovadoras em seus processos de ensino-aprendizagem, com isso, estudos apontam como o laboratório escolar contribui de forma significativa, para o desenvolvimento educacional. Quando utilizados corretamente as aulas em laboratório se tornam mais atrativas e os alunos com apoio do professor, relaciona a teoria com a prática, deixam de ser meros recebedores do conhecimento para seres operantes na construção do saber (Leal; Chieregatto, 2018). Desta forma, os laboratórios de Biologia tem-se demonstrado um espaço pedagógico essencial para a formação emancipadora voltada para o mundo do trabalho. As aulas práticas em laboratório contribuem com a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem, sendo uma metodologia pedagógica essencial ao concretizar a teoria da sala de aula mediante a prática (Sousa; Sobreira Júnior, Paixão, 2021). O produto Educacional (PE) “Práticas científicas para o estudo da biologia no curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária” surge como resultado da pesquisa realizada no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), intitulada “O uso de laboratórios de biologia como espaços pedagógicos para a educação integral na EPT”. O projeto está inserido no macroprojeto 6 – organização de espaços pedagógicos da EPT e desta forma visando consolidar o produto, a pesquisadora apresenta roteiros de aulas práticas desenvolvidas por professores que atuam no ensino médio técnico em agropecuária.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.695.159pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiências Biológicas;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaula prática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade práticas;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de biologia.pt_BR
Título: dc.titlePráticas Científicas para o Estudo da Biologia no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuáriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCiências Biológicas.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNão se aplicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons